Nova turma de juízes inicia etapa presencial do Programa de Capacitação em PJe
Por Patrícia Campos de Sousa
Dezoito juízes do TRT da 15ª Região iniciaram na manhã desta quinta-feira (4/4) a segunda etapa do Programa de Capacitação de Magistrados de Primeiro Grau para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Durante dois dias, eles serão introduzidos às principais funcionalidades do novo sistema por membros da equipe de "juízes-formadores" do Regional. Entre os dias 19 de março e 3 de abril, o mesmo grupo realizou um treinamento inicial com a ferramenta, por meio da tecnologia do ensino a distância (EaD). Esta é terceira turma de magistrados a participar do Programa, organizado pela Escola Judicial da Corte.
Em nome da direção da Escola, a secretária-executiva Lara de Paula Jorge deu as boas-vindas aos alunos e apresentou a equipe dos juízes-formadores, composta pelos magistrados Teresa Cristina Pedrasi, Tony Everson Simão Carmona, Polyanna Sampaio Cândido da Silva Santos, Déborah Beatriz Ortolan Inocêncio Nagy, André Luiz Tavares de Castro Pereira e Laura Rodrigues Benda.
"O Pje é um programa intuitivo, não tem muito segredo", adiantou o juiz Tony Carmona, um dos professores e grande entusiasta da nova tecnologia. Além de familiarizar os magistrados com o equipamento necessário à utilização do sistema, a proposta é apresentar e experimentar as várias possibilidades abertas pela ferramenta.
A capacitação dos magistrados terá prosseguimento com o "estágio" em varas do trabalho que já implantaram o PJe, as chamadas "varas madrinhas". Entre os dias 8 e 23 de abril, os 18 juízes-alunos, divididos em três grupos, acompanharão a pauta de audiências das VTs de Americana, Piedade, Campo Limpo Paulista, Capivari, Itapira, Itatiba, Matão e Santa Bárbara d'Oeste, sob a orientação dos juízes-formadores.
- 6 visualizações