Núcleo de Elaboração do Plano Estratégico 2015-2019 do TRT-15 programa fóruns regionais de discussão

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

O recém-instituído Núcleo de Elaboração do Plano Estratégico 2015-2019 do TRT-15 reuniu-se pela segunda vez nesta segunda-feira (11/10), no gabinete da Presidência da Corte, em Campinas. Conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, a reunião contou com a presença da desembargadora Maria Cristina Mattioli, da 1ª Câmara do TRT; dos juízes Jorge Luiz Costa, Ricardo Regis Laraia, Wilton Borba Canicoba e Oséas Pereira Lopes Junior, magistrados auxiliares, respectivamente, da Presidência, da Vice-Presidência Administrativa, da Corregedoria Regional e da Vice-Corregedoria da Corte; do juiz Renan Ravel Rodrigues Fagundes, titular da VT de Santa Bárbara d'Oeste, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV); do servidor Charles Agostini, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze); da assessora de Gestão Estratégica do Regional, Aurete Nicolodi Zurdo; do secretário-geral da Presidência do TRT, Paulo Eduardo de Almeida, e da diretora-geral substituta do Tribunal, Adriana Martorano Amaral Corchetti. Também participaram da reunião as juízas Teresa Cristina Pedrasi e Rita de Cássia Scagliusi do Carmo.

A primeira reunião do Núcleo ocorreu no dia 7 de outubro, ocasião em que foi deliberado que, diferentemente do Plano Estratégico 2010-2014, construído com o apoio de uma empresa especializada, o próprio Tribunal deverá elaborar o seu novo plano estratégico, a partir da colaboração de desembargadores, juízes de primeira instância, servidores e outros interessados. Como a vigência do atual plano se encerra em dezembro de 2014, a elaboração do novo planejamento estratégico da Corte é tarefa urgente.

Na reunião de segunda-feira o Núcleo tratou do planejamento dos fóruns regionais de discussão que deverão ser promovidos nos primeiros meses de 2014 na sede das oito circunscrições em que está dividido administrativamente o Regional. A proposta é convidar magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados com formação em gestão estratégica para duas rodadas de discussões, a primeira sobre a missão e a visão de futuro do Tribunal, e a segunda sobre os valores e os objetivos estratégicos a serem perseguidos pela instituição. Segundo a assessora Aurete Zurdo, há hoje cerca de mil servidores e colaboradores do Tribunal com capacitação em gestão estratégica, e esse contingente deve ser ampliado com a promoção de novos cursos ainda este ano, exclusivamente por meio da tecnologia da Educação a Distância (EAD). A partir dessas reuniões, o Núcleo deverá elaborar um mapa com objetivos, a ser validado por pesquisa de satisfação aplicada junto ao público interno e também externo. A expectativa é que o Plano Estratégico 2015-2019, com indicadores e metas, seja apreciado pelo Tribunal Pleno até o final de 2014.

O cronograma definitivo dos fóruns regionais deverá ser aprovado na próxima reunião do Núcleo, marcada para o dia 11 de dezembro, às 14 horas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social