Prevenção de acidentes de trabalho é tema de palestra no Fórum Trabalhista de Campinas

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A palestra "Ergonomia e a NR 17", ministrada pela auditora fiscal do trabalho Renata Matsmoto, na manhã desta sexta-feira, 3/5, no auditório do Fórum Trabalhista de Campinas, fechou o ciclo de oito eventos alusivos à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, organizada pela Escola Judicial do TRT-15. O encontro, conduzido pelo representante da Ejud na Circunscrição de Campinas, juiz Saint-Clair Lima e Silva, reuniu trinta servidores e oito juízes de primeira instância.

A palestrante, que é graduada em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC, e especialista em Ergonomia de Sistemas de Produção pela Faculdade de Engenharia de Produção – POLI/USP, fez uma exposição técnica sobre ergonomia, seu histórico, seus objetivos e o seu reconhecimento pela legislação brasileira.

Paralelamente, a palestrante, que também é coordenadora do projeto estadual de ergonomia da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), abordou questões sobre lesão por esforço repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), os fatores de crescimento dessas ocorrências, as ocupações mais suscetíveis, os fatores biomecânicos (sobrecarga muscular dinâmica e estática), os fatores do ambiente de trabalho, os fatores psicossociais e individuais do trabalho e, por fim, a prevenção.

Em meio à exposição, a auditora também apresentou vídeos animados sobre ergonomia e, também, sobre a Norma Regulamentadora 17 do MTE. Com relação à NR 17, a exposição esmiuçou questões como análise ergonômica, modificações no ambiente do trabalho, organização do trabalho e propostas de intervenção, entre outros. A palestrante ressaltou, no entanto, que "mais importante do que a análise ergonômica feita pela empresa, é validar com os seus funcionários as mudanças, com o intuito de se fazer uma ‘fotografia' do trabalho real".

Tema também será abordado em Seminário

No próximo dia 10 de maio, como fecho da Semana de Prevenção, o TRT, também por meio da Escola Judicial, vai promover o Seminário "A Saúde do Trabalhador e a Prevenção de Acidentes de Trabalho", que acontecerá no Instituto Agronômico de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social