Reunião na Escola Judicial discute temas voltados à formação de desembargadores

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Vinte e três desembargadores participaram, na manhã desta quinta-feira (21/3), de um Grupo Focal na Escola Judicial do TRT-15, reunião que teve por finalidade discutir temas, formato, local e tempo de atividades de formação voltadas exclusivamente para desembargadores.

O diretor da Escola, desembargador Samuel Hugo Lima, expôs aos colegas os objetivos da reunião, no que foi assessorado pela pedagoda Acácia Zeneida Kuenzer, pesquisadora sênior e sócia-gerente da Ephistheme, empresa contratada pelo TRT-15 para prestar assessoria à Escola Judicial na revisão do seu projeto pedagógico e do seu estatuto, bem como para a capacitação de sua equipe.

O diretor Samuel afirmou que "não quer que a Escola seja apenas uma sequência de palestras", e a pesquisadora Acácia Kuenzer disse que a Escola deverá ganhar "um salto de qualidade, substituindo a educação fragmentada por um itinerário formativo".

Segundo a pesquisadora "não dá mais para se pensar numa Escola Judicial como ela foi concebida" e que o "itinerário formativo permite o planejamento ao longo do tempo". Acácia ressaltou que é importante "pensar numa forma de ocupação do espaço da Escola, para uma discussão sênior".

Primeiros passos

O grupo focal definiu o formato das atividades de compartilhamento, o tema, o tempo e o espaço da nova proposta. De acordo com o relatório elaborado pela Ejud, com base na escolha dos 23 desembargadores que compuseram o grupo focal, serão realizadas oficinas trimestrais.

Os temas escolhidos pelos 23 desembargadores deverão abordar questões jurídicas e administrativas e, por sugestão dos próprios desembargadores, os temas deverão, sempre que possível, ser analisados com base na Constituição Federal, observando-se o movimento do debate para o Direito Administrativo e para o Direito do Trabalho. O grupo também decidiu que outros formatos, além do de oficina, poderão ser aproveitados, dependendo da especificidade do tema.

A primeira reunião do grupo focal formado por 23 desembargadores contou com a participação do vice-presidente judicial e do corregedor regional do TRT-15, respectivamente os desembargadores Henrique Damiano e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella. Também estiveram presentes os seguintes desembargadores: Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, Luiz Antonio Lazarim, Manuel Soares Ferreira Carradita, Gerson Lacerda Pistori, Edmundo Fraga Lopes, Susana Graciela Santiso, Samuel Hugo Lima, Maria Cristina Mattioli, Suzana Monreal Ramos Nogueira, Fabio Grasselli, Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, Manoel Carlos Toledo Filho, Antonio Francisco Montanagna, Luiz José Dezena da Silva, João Alberto Alves Machado, Claudinei Zapata Marques, Ana Paula Pellegrina Lockmann, Roberto Nobrega de Almeida Filho, Helcio Dantas Lobo Junior, Eder Sivers e Carlos Alberto Bosco.

Unidade Responsável:
Comunicação Social