Secretaria de Saúde do TRT lança campanha de prevenção do câncer de intestino
Por Ademar Lopes Junior
A Secretaria de Saúde do TRT da 15ª Região promove, no decorrer do ano, diversas campanhas educativas com o objetivo de prevenir doenças. A primeira delas, que chamará a atenção para o câncer de intestino (colorretal), está sendo lançada nesta segunda-feira, 22 de abril. No dia 31 de maio terá início a campanha de combate ao tabagismo, e em junho, o foco será o combate à hipertensão arterial.
O câncer de intestino é uma doença com desenvolvimento lento e silencioso, e é um dos cinco tipos mais comuns de câncer registrados no País e a terceira maior causa de mortalidade por câncer, em ambos os sexos. Alguns dos principais sintomas que devem ser investigados são sangramentos ou alterações intestinais. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil o tratamento e menores as chances de cura. Sua incidência aumenta com a faixa etária, principalmente após os 50 anos.
Segundo a diretora da Secretaria de Saúde do TRT, a médica Heloísa Helena Mazon Zakia, "o câncer de intestino pode ser prevenido e se diagnosticado precocemente a porcentagem de remissão completa é muito alta". Heloísa ressaltou a importância da prevenção "por meio de exames periódicos como a colonoscopia e também por medidas saudáveis de vida".
A colonoscopia, que é o exame feito nos pacientes, é o principal recurso diagnóstico disponível na atualidade, e permite a visualização direta do interior do intestino grosso e porção terminal do intestino delgado, através de um tubo flexível que contém em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas, que podem ser fotografadas ou gravadas em vídeo.
- 4 visualizações