Servidores do TRT participam, em Campinas, de Curso de Desenvolvimento Gerencial

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Cerca de 150 servidores do TRT-15 participaram na manhã desta quinta-feira, 15/8, da abertura do Curso de Desenvolvimento Gerencial 2013, realizado no Hotel Nacional Inn, em Campinas. Com o tema "Liderança e Desenvolvimento de Equipes", o curso de dois dias (segue até sexta-feira, 16/8) é voltado aos gestores e assistentes de direção do Tribunal. Um outro grupo de gestores participará de uma segunda turma do curso, nos dias 19 e 20 de setembro.

O corregedor regional, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, compôs a mesa de abertura do evento, ao lado da secretária de Gestão de Pessoas e diretora-geral substituta do Tribunal, Adriana Martorano Amaral Corchetti. O magistrado abriu o evento com um discurso elogioso ao quadro de funcionários da 15ª,  formado por pessoas envolvidas com a instituição e conscientes de sua missão com a sociedade. Zanella lembrou que ainda pesa sobre a classe dos funcionários públicos "um estigma nem sempre bom, e jamais real", o que justificaria a necessidade de envolvimento de todos na instituição.

Na sequência, Adriana Amaral apresentou um histórico do curso de gestão por competências, lembrando as dificuldades, os receios e as dúvidas enfrentadas desde que o curso foi implantado no Regional. A diretora ressaltou que um Tribunal que se pretende eficiente precisa reconhecer seus funcionários e reconhecer-se como tal.

O corregedor regional, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, compôs a mesa de abertura do evento ao lado da secretária de Gestão de Pessoas e diretora-geral substituta do Tribunal, Adriana Martorano Amaral Corchetti

Programação

A primeira palestra do programa, "Liderança genuína e suas competências essenciais", foi ministrada pela professora Káritas de Toledo Ribas e pelo doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marcello Árias Danucalov, ambos do Instituto Appana Mind. Os palestrantes destacaram a contribuição da neurobiologia no que se refere a algumas competências associadas à liderança.

No decorrer do dia, os gestores participaram de um circuito de atividades, com os temas: "Desenvolvendo competências emocionais – lidando com o impossível" (ministrado pelas facilitadoras Lara Azevedo Matos e Giselda Terron); "Conectando pessoas – o poder da escuta" (com os facilitadores Marcello Árias Danucalov e André Rolim); e "Líder como facilitador do trabalho em equipe" (com os facilitadores Káritas de Toledo Ribas e Carlos Eduardo Legal). Ao fim da tarde, foi realizada uma dinâmica, em que se buscou sintetizar a aprendizagem.

O primeiro painel do segundo dia trata do tema "Gestão por competências – resultados e perspectivas", coordenado pela diretora-geral substituta do TRT e pelo gerente da Leme Consultoria, Renan de Marchi Sinachi. À tarde, a palestra "As competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas", ministrada pelo psicoterapeuta e presidente do Instituto Rennove de Florianópolis, Marcio Schultz, encerrou as atividades do curso.

Unidade Responsável:
Comunicação Social