Teodoro Sampaio, Capão Bonito e Dracena são as próximas localidades a contar com o PJe

Conteúdo da Notícia

Solenidades acontecem nesta quarta-feira (25/9), com a presença
de diversas personalidades nas três varas trabalhistas

Por Ana Claudia de Siqueira e José Francisco Turco

Nesta quarta-feira (25/9), as Varas Trabalhistas de Capão Bonito, Dracena e Teodoro Sampaio começarão a operar com o sistema PJe-JT (Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho). As solenidades de implantação, previstas para as 11 horas, acontecem simultaneamente, com a presença de desembargadores, juízes, autoridades, advogados, outros operadores do Direito, servidores e imprensa. Na oportunidade, serão ajuizadas reclamações trabalhistas nas três localidades, como marco da implantação do novo sistema.

Após as instalações desta semana, a 15ª passará a contar com 44 varas do trabalho operando com a nova ferramenta, além da 2ª Instância, que já utiliza o PJe em todas as suas câmaras e seções especializadas. Desta forma, o TRT segue com o planejamento para cumprir a meta 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estipula a instalação do sistema em 40% do total de unidades judiciárias de cada regional trabalhista em 2013, sendo que a 15ª planeja superar este índice.

De agosto de 2012, quando o PJe começou a ser instalado na 15ª, a julho de 2013, ingressaram 21.251 processos em primeira instância no sistema, segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT. Desses, 6.772 já foram solucionados. Durante esse período, o TRT-15 promoveu cursos de capacitação do PJe para servidores, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas. Desembargadores e juízes receberam treinamento por intermédio da Escola Judicial do TRT-15.

Nova versão da ferramenta

A versão do PJe-JT que será implantada nas três unidades judiciárias, a 1.4.7.4, contempla a integração com o sistema e-Gestão, reunindo assim os dois maiores sistemas corporativos da Justiça do Trabalho. Esta versão trará diversas melhorias nas funcionalidades disponibilizadas aos usuários, principalmente relacionadas à usabilidade, performance e estabilidade do sistema.

Site do Tribunal dá acesso a treinamento on-line para o uso do PJe-JT

O TRT da 15ª Região mantém em sua página na internet (http://portal.trt15.jus.br) um treinamento on-line com todas as informações sobre como operar o PJe, incluindo a forma de adquirir a certificação digital apropriada, a preparação dos equipamentos, como fazer o cadastro no sistema e uma espécie de roteiro para a confecção e o ajuizamento da petição inicial, entre outras atividades. O treinamento também pode ser acessado por dispositivos móveis (smartphones e tablets), no endereço http://m.trt15pje.org.

O Tribunal criou ainda uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas sobre a utilização do sistema. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, no 0800-777-4344. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) mantém a Central Nacional de Atendimento do PJe-JT. O número é 0800-600-2529 e funciona em dias úteis das 9 às 21 horas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social