TRT-15 inaugura PJe em Bragança Paulista, Itu, Jales e Paulínia

Conteúdo da Notícia

Solenidades acontecem no dia 14

Por Leticia Boaretto

Na próxima quarta-feira, 14 de agosto, as Varas Trabalhistas de Bragança Paulista, Itu, Jales e as duas unidades do Fórum Trabalhista de Paulínia começarão a operar com o sistema PJe-JT (Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho). Com início previsto para as 11 horas, as solenidades de implantação ocorrerão simultaneamente, com a presença de desembargadores, juízes, autoridades, advogados, outros operadores do Direito, servidores e imprensa.

TRT visa cumprir meta de instalação estipulada pelo CNJ

Até o dia 28 deste mês, o TRT da 15ª Região, com sede em Campinas, deverá instalar o PJe-JT em mais 11 unidades da 1ª instância nas cidades de Itapeva, Rancharia, Salto, Araçatuba, São Sebastião, Marília e Catanduva. Ao todo, 25 unidades judiciárias do Regional já trabalham com o sistema eletrônico. Desta forma, o TRT segue com o planejamento para cumprir a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estipula a instalação do sistema em 40% do total de unidades judiciárias de cada regional trabalhista em 2013. De agosto de 2012, quando o PJe começou a ser instalado na 15ª, a maio de 2013, ingressaram 24.356 processos em primeira instância no sistema, segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT. Desses, 3.893 já foram solucionados.

Durante esse período, o TRT-15 promoveu cursos de capacitação do PJe para servidores, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas. Desembargadores e juízes receberam treinamento por intermédio da Escola Judicial do TRT-15.

Treinamento on-line para o uso do PJe-JT

O portal do TRT-15 (http://portal.trt15.jus.br) disponibiliza um treinamento on-line com informações importantes sobre a operação do PJe, que inclui a forma de adquirir a certificação digital apropriada, a preparação dos equipamentos, o cadastro no sistema e um roteiro para a confecção e ajuizamento da petição inicial, entre outras instruções. A atividade de capacitação também pode ser acessada por dispositivos móveis (smartphones e tablets), através do endereço www.trt15.jus.br.

O Tribunal criou ainda uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas sobre a utilização do sistema. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, no 0800-777-4344.

Unidade Responsável:
Comunicação Social