TRT promove o Seminário "A Saúde do Trabalhador e a Prevenção de Acidentes de Trabalho", em 10/5

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Como fecho da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril, o TRT-15, por meio da Escola Judicial, vai promover o Seminário "A Saúde do Trabalhador e a Prevenção de Acidentes de Trabalho", que acontecerá no Instituto Agronômico de Campinas no dia 10 de maio. Serão quatro palestras, a serem realizadas das 8 às 18 horas, dirigidas a magistrados, servidores, advogados, procuradores, auditores fiscais do trabalho, sindicalistas, empresários e peritos judiciais.

A coordenação do evento, organizado pela Escola Judicial da 15ª, é dos gestores regionais do Programa Nacional do Trabalho Seguro na 15ª Região, o desembargador Edmundo Fraga Lopes e o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Araraquara, José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva.

Tanto as palestras nas circunscrições quanto o seminário contam, em sua organização, com a participação da Escola Judicial do TRT, cujo diretor é o desembargador Samuel Hugo Lima, e a vice-diretora, a desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani. "Os eventos foram formatados no sentido de promover a interação da área jurídica com os demais setores da sociedade, visando intensificar a conscientização de todos para a necessidade de adoção de condutas de prevenção para redução dos acidentes de trabalho e doenças profissionais", destacou a desembargadora Tereza Asta.As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo endereço eventocampinas@trt15.jus.br . Veja programação completa:

SEMINÁRIO

A SAÚDE DO TRABALHADOR E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Programa:

8h30

1ª Palestra: Lei do motorista profissional e sua influência na saúde do trabalhador

Palestrante: José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva - Juiz Titular da 2ª VT de Araraquara

10h15

Coffee break

10h30

2ª Palestra: Saúde mental e trabalho

Palestrante: Edith Seligmann Silva – Médica Psiquiatra, Docente Aposentada da USP

12h30 Intervalo para almoço

14h

3ª Palestra - Painel

Acidentes de trabalho na área rural e Monitoramento da exposição à sobrecarga térmica no campo

Palestrante: José Prado Alves Filho – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Coordenação Técnico-Científica do Centro Técnico Nacional da Fundacentro

Palestrante: Paulo Alves Maia - Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho e Pesquisador da Fundacentro

16h Coffee break

16h15

4ª Palestra: Direito à saúde: intensificação do trabalho e remuneração por produção

Palestrante: Sandro Eduardo Sardá - Procurador do Trabalho e Gerente Nacional do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos

Unidade Responsável:
Comunicação Social