TRT15 recebe reforços em julho, com posse de juízes e servidores

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, tem mantido em julho diversas atividades em um período tradicionalmente de recesso em várias Cortes. O magistrado abriu mais uma edição do Curso de Integração para Novos Servidores, realizado nos dias 4 e 5 de julho, na sede do TRT, em Campinas, com a participação de cerca de 60 técnicos e analistas judiciários que ingressaram no quadro de pessoal da Corte nos últimos quatro meses. Logo de início, Cooper falou ao grupo, numa cerimônia de abertura marcada pela informalidade e pela descontração. O magistrado enfatizou que a aprovação num concurso público é um marco na vida de qualquer pessoa. "Nossa vida muda concretamente. É sem dúvida uma grande conquista." Ele lembrou, no entanto, que o exercício de um cargo público envolve também responsabilidade. "Daqui para a frente trata-se de uma outra conquista, a conquista da reputação."

Ainda na linha dos "reforços" para o Regional, o presidente da 15ª deu posse, no dia 11, aos juízes substitutos Cauê Brambilla da Silva e Ana Paula Sartorelli Brancaccio, ambos originários do TRT da 4ª Região (RS). A solenidade aconteceu no gabinete da Presidência, no 15º andar do edifício-sede da Corte, e reuniu os desembargadores Renato Buratto, presidente do Tribunal na gestão 2010-2012, Samuel Hugo Lima, diretor da Escola Judicial do TRT, Francisco Alberto da Motta Peixotto Giordani, presidente da 6ª Câmara, e Helcio Dantas Lobo Junior, além de familiares dos empossados.

Julgamento histórico

No dia 4, durante sessão do Órgão Especial Judicial do TRT foi julgado o primeiro processo judicial eletrônico (PJe) do colegiado, tendo como relator exclusivo e original da matéria, o presidente do Tribunal, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper. O voto do presidente, negando em um agravo regimental a revisão do valor de uma causa, foi seguido por unanimidade, em uma votação que durou exatamente quatro minutos. Um segundo processo eletrônico que também seria julgado acabou sendo retirado da pauta.

O presidente Cooper recebeu no dia 2 , na sede do Tribunal, em Campinas, o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida. Também participaram da reunião o secretário especial de Defesa do Cidadão de São José dos Campos, José Luís Nunes, e o gerente jurídico da Urbanizadora Municipal (Urbam), Rafael Motta. O encontro contou ainda com a presença do assessor econômico do TRT, Roberto Koga.

Além da parceria nas obras do Fórum Trabalhista, revelou o prefeito, a troca de experiências com o Tribunal vai ao encontro dos esforços que o município tem feito no sentido de "aperfeiçoar a fiscalização sobre as empresas prestadoras de serviço contratadas pela municipalidade, no que diz respeito ao cumprimento das obrigações trabalhistas".

Também dando ênfase à parceria institucional entre a 15ª Região e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o presidente Flavio Cooper conduziu homenagem do Regional ao Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea de Campinas, o major Hervem Hudson Bozello. O militar, que estava prestes a se aposentar, recebeu em 23 de julho, a Medalha Ouro da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Bozello completou 30 anos de serviço na PM paulista, 20 deles pilotando helicópteros do Grupamento, os famosos "Águias". A medalha foi entregue pela filha de Hervem, Heloísa Vieira Bozello, que é estagiária de Direito no TRT da 15ª.

A cerimônia foi realizada na sede da Corte, em Campinas, com a participação dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper (presidente do Tribunal e autor da proposta de homenagem ao major), Fernando da Silva Borges (vice-presidente administrativo do Regional), Samuel Hugo Lima (diretor da Escola Judicial do TRT), Elency Pereira Neves, Edmundo Fraga Lopes, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Helcio Dantas Lobo Junior, além dos juízes Fábio Allegretti Cooper, Orlando Amâncio Taveira, Jorge Luiz Costa e Flávio Landi. Também compareceram os coronéis Carlos de Carvalho Júnior e Luís Marcos Teodoro de Souza, comandantes, respectivamente, do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 2 e do 8º Batalhão de Polícia Militar (sediado em Campinas), assim como o primeiro-tenente Rafael Cambuí Mesquita Santos, chefe do Setor de Comunicação Social do CPI 2, e o assessor de Segurança do Tribunal, Eugênio Pacelli Castro, entre outros servidores da Corte.

Unidade Responsável:
Comunicação Social