Abertura do Ano Judiciário da 15ª é marcada por entrega de 27 comendas da Ordem do Mérito Judiciário

Conteúdo da Notícia

 Por Patrícia Campos de Sousa

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, conduziu, na tarde desta quinta-feira (13/3), a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário do Trabalho da 15ª Região de 2014. Durante a cerimônia, que lotou o Plenário Ministro Coqueijo Costa, na sede da Corte, em Campinas, foram outorgados o "Grande Colar" e a "Medalha Ouro" da Ordem do Mérito Judiciário desta Justiça do Trabalho a 26 personalidades que se destacaram por sua atuação política, jurídica ou social, e ao Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), instituição formada por representantes do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Ao lado do presidente do Regional, além de alguns dos agraciados, integraram a Mesa de Honra da solenidade o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Luis Rodrigo Fernandes Braga; o procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, José Fernando Ruiz Maturana; o comandante do Comando de Policiamento do Interior 2, major Alexandre de Carvalho; e o representante da Superintendência da Caixa Econômica Federal de Campinas, Marco André Brancher Moz.

"Hoje é dia de festa. Dia de reconhecimento a quantos nos inspiraram, nos ajudaram, ou promoveram a melhoria da Justiça e da sociedade", afirmou o desembargador Cooper, ao abrir a cerimônia. Citando um pequeno trecho do livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, o presidente do Regional observou que um ritual é o que faz com que um dia seja diferente de outro, que uma hora seja diferente das outras horas. "Que vocês tenham um momento único conosco, um momento diferente, e que saiam daqui felizes, simplesmente felizes", conclamou, por fim, o magistrado.

Para celebrar a ocasião, o público foi brindado com uma breve apresentação do Coral do TRT-15, formado por servidores da cidade de Campinas e regido pelo maestro Nelson Silva, e do Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos, integrado por servidores daquela unidade trabalhista, sob a regência do maestro Márcio Faria.

Antes de dar início às homenagens, o mestre de cerimônias informou que, desde a sua criação, em 1992, as comendas da Ordem do Mérito já foram concedidas a 184 personalidades e instituições, como forma de "exaltar os méritos, a dedicação e os relevantes serviços prestados à cultura jurídica, à sociedade ou a Justiça do Trabalho". Os homenageados deste ano, cujos nomes foram aprovados pelo Tribunal Pleno em sessão administrativa ocorrida em 12 de dezembro de 2013, foram então chamados ao Plenário para receber as respectivas comendas e diplomas das mãos dos desembargadores da 15ª, responsáveis por sua indicação.

Coube ao presidente Cooper entregar a "Medalha Ouro" ao Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), na pessoa de seu diretor, o professor Anselmo Luís dos Santos. O desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, por usa vez, outorgou a insígnia ao primeiro-tenente Rafael Cambuí Mesquita Santos, comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campinas.

Os desembargadores Dalva Amélia de Oliveira, do TRT da 1ª Região (RJ), Luiz Antonio Moreira Vidigal, do TRT da 2ª Região (Região Metropolitana de São Paulo e parte da Baixada Santista), e Euvaldo Chaib Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), receberam a "Medalha Ouro" das mãos, respectivamente, dos colegas da 15ª Região Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, Lorival Ferreira dos Santos e Renato Buratto. Também receberam a comenda o procurador do trabalho da 15ª Região Dimas Moreira da Silva (das mãos do desembargador João Batista Martins César); a juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, titular da 10ª Vara do Trabalho de Campinas (homenageada pela desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann); o advogado Roberto Nobrega de Almeida, primeiro procurador-seccional da União em Campinas (das mãos dos desembargadores Antonia Regina Tancini Pestana e Roberto Nobrega de Almeida Filho); o vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações do Banco do Brasil, Paulo Roberto Lopes Ricci (entregue pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes); e a servidora aposentada da 15ª Região Silvia Maria Aoki (homenageada pela desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri).

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJSP, também teve seu nome aprovado pelo Tribunal Pleno para receber a "Medalha Ouro", uma indicação da desembargadora Maria Madalena de Oliveira. Contudo, impossibilitado de comparecer à cerimônia, o magistrado justificou sua ausência e expressou a gratidão pela homenagem prestada.

Já o "Grande Colar" da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região foi concedido a 18 personalidades. O desembargador Flavio Cooper entregou a comenda ao colega Carlos Alberto Araujo Drummond, presidente do TRT da 1ª Região (indicado pela desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani); ao prefeito do Município de São José dos Campos, Carlos José de Almeida; ao ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do TST (indicado pelo desembargador Samuel Hugo Lima); à desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, presidente e corregedora do TRT da 10ª Região (DF e TO); ao desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, ex-presidente do TJSP; ao desembargador Newton de Lucca, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP); e ao deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).

Coube ao desembargador Roberto Nobrega de Almeida Filho entregar o "Grande Colar" ao deputado estadual de São Paulo Edinho Silva. A desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, ex-presidente do TRT da 12ª Região (SC), foi homenageada, por sua vez, pelo desembargador Eder Sivers. O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos da Costa, e o advogado Marcos Antonio Pereira receberam a comenda, respectivamente, das mãos dos desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Helcio Dantas Lobo Junior. Já o general de brigada Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, foi homenageado pelos desembargadores José Otávio de Souza Ferreira e Manoel Carlos Toledo Filho.

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, por sua vez, entregou a comenda à advogada trabalhista Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade (indicada pela desembargadora Suzana Monreal Ramos Nogueira). O desembargador Antonio Francisco Montanagna, da 10ª Câmara do TRT-15, entregou a honraria à desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, ex-presidente do TRT-3 (MG). O desembargador Francisco Meton Marques de Lima, presidente do TRT-22 (PI), recebeu a homenagem das mãos da desembargadora Maria Cristina Mattioli. Já os desembargadores Marcello Maciel Mancilha, presidente e corregedor do TRT-17 (ES), e Rosemarie Diedrichs Pimpão, ex-presidente do TRT-9 (PR), foram condecorados, respectivamente, pelos desembargadores Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, da 5ª Câmara do TRT-15, e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, corregedor da 15ª.

Os cerca de 300 magistrados, procuradores, advogados, servidores e convidados dos agraciados presentes ao evento assistiram, então, a uma apresentação musical de integrantes do Projeto Guri, programa de educação musical idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo e que oferece, nos períodos fora do horário escolar, cursos de canto coral, de iniciação musical e de vários instrumentos a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Alguns alunos do Projeto, coordenado pela professora Juliana Oliveira, participaram da cerimônia, auxiliando o cerimonial do TRT-15 no ritual de entrega das comendas.

Seguiu-se um coquetel comemorativo, oferecido pela Caixa Econômica Federal, instituição patrocinadora do evento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social