Comitiva da 15ª visita Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e Embraer
Por Ademar Lopes Junior
Uma comitiva formada por 18 magistrados, entre desembargadores e juízes de primeira instância do TRT-15, visitou, na sexta-feira, primeiro de agosto, as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer), em São José dos Campos.
A visita contou com a participação do presidente e do vice-presidente judicial da Corte, respectivamente os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper e Henrique Damiano; dos desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Aparecida Asta Gemignani, diretor e vice-diretora da Escola Judicial; Maria Cristina Mattioli, Claudinei Zapata Marques, José Otávio de Souza Ferreira, Helcio Dantas Lobo Junior e Eder Sivers. Dentre os juízes de primeira instância, estiveram presentes o juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Firmino Alves Lima, além dos titulares João Batista da Silva (2ª VT de Taubaté), Orlando Amâncio Taveira (VT de Caçapava), Marcelo Garcia Nunes (4ª VT de São José dos Campos), Antonia Sant'Anna (3ª VT de São José dos Campos), Sandra De Poli (1ª VT de Jacareí) e Alexandre Vieira dos Anjos (VT de São José do Rio Pardo), e dos substitutos Priscila de Freitas Cassiano Nunes e Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout. Participou também da visita o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga.
No DCTA, a comitiva foi recepcionada pelo tenente-brigadeiro do ar, Alvani Adão da Silva, diretor-geral do Departamento. Na ocasião, o brigadeiro engenheiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva, diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), apresentou a organização militar e as atividades do Instituto na área de pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental de tecnologias e sistemas aeronáuticos, espacial e de defesa. Os magistrados visitaram também a Divisão de Integração e Ensaios do IAE e o Túnel de Vento.
Após o almoço, oferecido pelo DCTA, a comitiva seguiu em visita à Embraer, onde Newton dos Anjos, gerente executivo jurídico, trabalhista, ambiental e contencioso geral, e Cristina Auxiliadora Rodrigues, supervisora de relações trabalhistas e sindicais, recepcionaram os visitantes e apresentaram um vídeo institucional sobre a empresa. O vice-presidente de RH da Embraer, Maurício Aveiro, falou sobre a admiração de todos pela aviação, e afirmou que, possivelmente, o fascínio do ser humano por essa atividade se refira ao sonho de querer voar. A comitiva encerrou a visita conhecendo a montagem final do Legacy 600/650 e dos modelos 170/190, da família Embraer.
Desembargador Cooper é presenteado com livro
Durante a vista da comitiva do Tribunal à sede da Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCAer), o presidente da entidade, coronel da reserva Paulo Bernardi, presenteou o desembargador Flavio Cooper com um exemplar do livro "Construção Aeronáutica no Brasil – 100 Anos de História", escrito por Roberto Pereira de Andrade, jornalista e escritor especializado no assunto. Da edição original publicada na década de 60, essa é a quinta, sendo a quarta na língua portuguesa. Com 350 páginas, a obra, "fartamente ilustrada", traz informações e referências sobre quem projetou e construiu no Brasil, desde 1910, mais de mil tipos de aeronaves diferentes (entre aviões, planadores, girocópteros e helicópteros).
Essa edição resulta de uma parceria da Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCAer) e da patrocinadora Embraer, de São José dos Campos. O projeto do livro foi aprovado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) por meio da Lei de Incentivos Fiscais (LIF) à cultura.
- 19 visualizações