Coronel Carlos de Carvalho Junior é o novo assessor de Segurança e Transporte do TRT

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior

Tomou posse na manhã desta terça-feira, primeiro de abril, o coronel Carlos de Carvalho Junior, que vai ocupar o cargo de assessor de segurança e transporte do TRT-15. A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência e reuniu desembargadores, magistrados e servidores. Além do presidente do Regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, prestigiaram o evento o vice-presidente administrativo, desembargador Fernando da Silva Borges; o diretor da Escola Judicial, desembargador Samuel Hugo Lima; e o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, representando no ato a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Os desembargadores Gerson Lacerda Pistori, Edmundo Fraga Lopes e Helcio Dantas Lobo Junior, membros da Comissão de Segurança do Tribunal, também estiveram presentes, bem como o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o juiz auxiliar da Presidência, Jorge Luiz Costa; o juiz Fábio Allegretti Cooper; o presidente do Sindiquinze, José Aristéia; o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida; a diretora-geral, Adriana Martorano Amaral Corchetti; o secretário-geral judiciário, Edmilson Santos de Miranda; o responsável pela Seção de Segurança do Tribunal, Ricardo Donizete dos Anjos, e o agente de segurança judiciário, Petrônio Alves da Cruz, que também é o responsável pela segurança pessoal do presidente Cooper.

Em seu breve discurso, o cel. Carlos afirmou que a posse no TRT-15 é "um novo desafio, além de ser uma honra poder representar a Polícia Militar". O coronel disse também que espera pôr em prática todos os seus conhecimentos sobre a segurança.

O presidente Cooper lembrou que o Tribunal está investindo muito em segurança e que "são preocupantes" as questões como violência, patrimônio e segurança nas diversas unidades do Regional. Cooper afirmou também que o TRT-15 está reestruturando seu setor de segurança, com possibilidade de criação de um "serviço de inteligência", responsável para "opinar nas locações, ter relações com outros órgãos, aprofundar na segurança de autoridades ameaçadas e até fazer o mapeamento de áreas mais vulneráveis".

O desembargador Gerson Pistori, o mais antigo membro da Comissão de Segurança do Tribunal, pediu ao cel. Carlos uma atenção especial à mobilidade das pessoas no edifício-sede do Tribunal. Pistori lembrou que, devido à ameaça cada vez mais constante de apagões, "a Assessoria de Segurança e Transporte do Tribunal deverá dedicar atenção especial à segurança de locomoção de pessoas, a par da segurança do revólver".

O coronel Carlos de Carvalho Junior

O novo assessor de segurança e transporte do TRT-15 é coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Graduado em Ciências Policiais de Preservação da Ordem e Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a maior instituição de ensino policial da América Latina, o coronel também é mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos em Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ao longo dos 35 anos de experiência em Segurança Pública e Policiamento de Alto Risco, comandou diversas tropas de elite da PM paulista, dentre elas as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), o Comando de Operações Especiais (COE), unidade em que participou de diversos resgates de pessoas em mata fechada, inclusive comandou o fatídico resgate dos destroços do avião que conduzia o grupo Mamonas Assassinas. Também comandou a Divisão de Investigação da Corregedoria da PM, o Corpo de Cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), e a Assessoria Policial Militar da Prefeitura do Município de São Paulo, quando chefiou a segurança pessoal do prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo.

Dentre os vários prêmios recebidos pelo novo assessor de segurança e transporte do Tribunal, consta a Medalha Tobias de Aguiar, a mais alta honraria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e o Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, recebido em novembro do ano passado, sob indicação do próprio presidente Flavio Cooper.

Unidade Responsável:
Comunicação Social