“Culminâncias” do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúnem mais de 1,2 mil em Campinas

Conteúdo da Notícia

Mais de 1,2 mil pessoas, entre alunos, professores, coordenadores pedagógicos e magistrados, prestigiaram, nos dias 18 e 19 de novembro, no Sesc Campinas, as "Culminâncias" do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" (TJC) no município. O Programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), por meio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), em parceria com a Prefeitura da cidade, com a Secretaria Municipal de Educação, com o Sesc e com o projeto Conexão Social, do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista).

A celebração finaliza uma série de ações educacionais e de cidadania promovidas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas do município. As atividades incluíram a visita dos estudantes ao edifício-sede do TRT-15, no Centro de Campinas, e ao Fórum Trabalhista da cidade, bem como a ida de magistrados do trabalho às salas de aula, para a divulgação de noções básicas de direito do trabalho, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente e ética e cidadania. Durante as "Culminâncias", foram apresentados os trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes – cartazes e murais, além de performances como jogral, teatro e música interpretada em libras –, abordando o aprendizado obtido por meio da parceria. Os eventos foram encerrados com a premiação dos vencedores do concurso de redação organizado pelo Programa, com o tema "Direitos Humanos e Direito do Trabalho, o Trabalhador e sua Dignidade". Dez alunos e cinco escolas receberam tablets.

Compuseram a mesa de abertura do evento, que teve o apoio do TRT-15 e da Escola Judicial da Corte, o presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper; o presidente eleito do Regional para o biênio 2014-2016, desembargador Lorival Ferreira dos Santos; o presidente da Amatra XV, juiz Alessandro Tristão; o procurador Fábio Messias Vieira, do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região; o ouvidor-geral de Campinas, Daniel Santini, representando o prefeito Jonas Donizette; a professora Angela Simone Faquini Costa, representando a secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer; Alexandre Marchioni de Almeida, representando a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), vinculada à Secretaria Municipal de Educação; a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito; o gerente executivo do INSS em Campinas, Odair Cremasco; e Patrícia Moraes Piazzo, do Sesc.

Também estiveram presentes os desembargadores Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Eder Sivers, além dos juízes Cristiane Montenegro Rondelli, diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV e coordenadora do TJC na 15ª, e Luís Rodrigo Fernandes Braga, vice-presidente da Amatra XV, entre outros magistrados de 1º grau.

Por Patrícia Campos de Sousa

Unidade Responsável:
Comunicação Social