Curso de Desenvolvimento Gerencial aborda liderança e visão sistêmica
Por Ademar Lopes Junior
Teve início nesta quinta-feira, 21/8, o Curso de Desenvolvimento Gerencial – 2014, sob o tema "Liderança e Visão Sistêmica". O curso é voltado à primeira turma de aproximadamente 150 servidores do TRT-15 que ocupam cargo gerencial. O evento de dois dias (21 e 22/8), coordenado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Regional, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas e Seção de Capacitação de Servidores, foi realizado nas dependências do Hotel Nacional Inn, em Campinas. Em setembro, uma segunda turma de mais 150 servidores deverá participar do mesmo curso.
O presidente do Regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, na abertura do evento, falou da necessidade de avançar cada vez mais na excelência dos serviços prestados pelo Tribunal aos jurisdicionados. Num tom descontraído, mas objetivo, o presidente discorreu sobre diversos assuntos relacionados à administração do Tribunal, como a importância de ampliar a visão institucional, aliada, porém, com a visão interna sobre as pessoas. Cooper citou também o escritor de origem austríaca Peter Drucker, consultor administrativo e considerado o pai da administração moderna, que desenvolveu sua carreira basicamente nos Estados Unidos. O presidente afirmou que um dos exemplos de que se lembra das leituras de Drucker foi marcante em seu aprendizado, impulsionado pela necessidade de os juízes também passarem a atuar como administradores. Segundo o escritor, as pessoas que necessitam de um hospital esperam permanecer o mínimo tempo possível ali e sair curadas. Cooper afirmou que a expectativa é a mesma com a Justiça, em que o cidadão espera ser atendido com eficiência e celeridade.
O presidente encerrou sua exposição conclamando a todos para uma "sensibilização" para melhorar no que for possível. Cooper lembrou que "nenhum Tribunal é tão bem qualificado quanto o TRT-15, uma referência para os demais, e sempre muito elogiado até mesmo no Tribunal Superior do Trabalho (TST)". Mesmo assim, "sempre há como melhorar, se não fosse assim, não haveria razão para estar aqui", concluiu o presidente.
Corpo e alma juntos
O secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, ao dar as boas-vindas aos participantes do encontro, ressaltou a necessidade de se criar, nos dois dias do evento, um convívio amistoso mas também de reflexão.
Baseado numa experiência pessoal num parque aquático, em que desceu num escorregador de altura equivalente a um prédio de 14 andares, em cinco segundos, Fachim afirmou, ao chegar lá embaixo, que sentiu que corpo e alma estavam separados. Fazendo um paralelo com o tema do encontro: liderança e visão sistêmica, o secretário afirmou que ambas não podem ser dissociadas, e que como corpo e alma, devem caminhar juntas para se atingir o "ápice de realização".
O programa
O programa do Curso de Desenvolvimento Gerencial, no primeiro dia do encontro, prevê uma palestra e uma oficina sobre o tema "Visão sistêmica das relações", a cargo do consultor Homero Reis, que deverá discutir com os participantes a respeito da liderança na perspectiva do "servir" (ontologia do Setor Público).
No segundo dia, os servidores assistem a uma apresentação de análise do atual Planejamento Estratégico 2010/2014 do TRT-15, e do próximo, de 2015/2020, conduzida pela servidora Aurete Nicolodi Zurdo, assessora de Gestão Estratégica. Ainda no período da manhã, o secretário da Corregedoria Regional do TRT-15, Vlademir Nei Suato, apresenta o Mapeamento Global de Desempenho (MGD), projeto desenvolvido no Regional, sob a coordenação da Corregedoria. À tarde, os servidores participam de uma atividade teatral acerca do Projeto "Qualidade de Vida", conduzido pela comissão de qualidade de vida do TRT-15, e encerram com uma palestra sobre "Estratégia, inovação e talento para o crescimento pessoal e institucional", ministrada pelo professor Waldez Ludwig.
- 2 visualizações