Encerrada 11ª Semana Temática da Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos

Conteúdo da Notícia

 Por Alessandra Xavier

O diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, encerrou na manhã da última sexta-feira (11/4), no auditório do 3º andar do edifício-sede do Regional, em Campinas, a 11ª Semana Temática da Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos. As atividades foram concluídas com a mesa-redonda "Documentos processuais e recolhimentos previdenciários: questões controversas", conduzida pela vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, e pela auditora fiscal do trabalho Márcia Carolina Marques, do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo.

Além dos desembargadores Samuel e Tereza Asta, compuseram a mesa de encerramento da Semana o representante dos desembargadores do Tribunal no Conselho Consultivo e de Programas da Escola, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (AMATRA XV), juiz Alessandro Tristão, e a representante dos juízes titulares no Conselho Consultivo e de Programas, juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan. Na ocasião, o desembargador Samuel enfatizou que o objetivo da Semana é que os juízes mais novos sejam cada vez mais atualizados. As atividades que encerraram o evento foram prestigiadas também pela desembargadora Susana Graciela Santiso, da 2ª Câmara do Regional, e pelo titular da 12ª Vara do Trabalho de Campinas, juiz André Augusto Ulpiano Rizzardo.

Programação incluiu visitas às empresas Embraer e Johnson & Johnson

Outra atividade realizada durante a semana foi a mesa-redonda "O princípio protetor e o processo do trabalho", que reuniu o desembargador Manoel Carlos e o juiz Guilherme Guimarães Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, sob a coordenação do juiz Ricardo Regis Laraia, magistrado auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do TRT. Os vitaliciandos participaram ainda da oficina "Efetividade da execução trabalhista", coordenada pelas juízas Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Renata dos Reis D'Avilla Calil, titulares, respectivamente, da 2ª VT de Paulína e da VT de Capivari.

A programação prosseguiu na quarta, dia 9, com uma visita técnica à Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) e à Johnson & Johnson, ambas em São José dos Campos.

Na quinta-feira, os juízes vitaliciandos participaram, pela manhã, da mesa-redonda "Perícia forense computacional – uma abordagem técnico-jurídica e suas implicações práticas". Os palestrantes foram o professor Anderson de Rezende Rocha, doutor em ciência da computação pela Unicamp, a advogada Vera Kaiser Sanches Kerr e o professor Giuliano Giova, ambos mestres em Sistemas Eletrônicos pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. À tarde os magistrados integraram uma oficina de trabalho com a equipe de juízes formadores do Regional, composta por 20 magistrados titulares e substitutos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social