Evento em Campinas debate a proteção de crianças e adolescentes que tentam carreira no esporte
"Juntos pelos direitos de quem sonha ser atleta." Com esse lema, será realizado nas próximas segunda e terça-feira, 1º e 2 de dezembro de 2014, no Vitória Concept Hotel, em Campinas, o seminário que vai debater "A proteção de crianças e adolescentes em formação profissional desportiva". A proposta é discutir o trabalho de crianças e adolescentes no esporte, sobretudo no futebol. Conforme assinalam os organizadores do evento, tornou-se comum no País meninos e meninas, inclusive do exterior, serem afastados "do convívio familiar, da escola, das brincadeiras, em busca do sonho de ser estrela, às vezes incentivados pelos próprios familiares, para treinar em clubes ou escolinhas". Não raramente, esses pequenos atletas "terminam submetidos à situação de exploração, violência e negação de direitos, com graves prejuízos ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social", sublinha o material de apresentação do seminário.
Dirigido a magistrados, membros do Ministério Público, auditores fiscais do trabalho, advogados, defensores públicos, servidores, conselheiros tutelares, atletas e dirigentes de clubes e de entidades esportivas, entre outros profissionais, o evento é uma realização dos TRTs da 15ª e da 2ª Região, da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª, do Ministério Público do Estado de São Paulo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo do Estado de São Paulo, do Tribunal de Justiça paulista, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outras instituições. Está prevista a participação de personalidades históricas do esporte, como os ex-jogadores de futebol José Maria Rodrigues Alves, o Zé Maria – ou "Super Zé", alcunha derivada de sua incomum capacidade física –, lateral direito que brilhou no Corinthians e na Seleção Brasileira (foi titular na Copa de 1974, na Alemanha), e Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, tido por muitos como o maior jogador da história da Ponte Preta, de Campinas. Outro ponto alto será a "Tabelinha com o Juca", momento em que o jornalista Juca Kfouri fará uma análise do futebol brasileiro no contexto da Copa do Mundo de 2014, com ênfase no modelo de formação de atletas.
Da 15ª Região, participará o juiz José Roberto Dantas Oliva, titular da 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente e diretor do Fórum Trabalhista da cidade. Membro do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil no Âmbito do TRT da 15ª, o magistrado será um dos palestrantes do segundo painel, que, já na manhã da segunda, 1º, debaterá o tema "Formação Profissional Desportiva e Direitos Fundamentais da Infância e da Juventude".
Por Luiz Manoel Guimarães
- 2 visualizações