Justiça trabalhista concilia quase metade dos processos no primeiro semestre

Conteúdo da Notícia

As varas de trabalho do País conciliaram 422.316 processos no primeiro semestre deste ano, apontam dados da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Isso corresponde a 49,75% das 848.815 ações examinadas no período, na fase de conhecimento. O TRT da 15ª Região, com sede em Campinas, está entre os três regionais trabalhistas que mais conciliaram no período: 50.636 acordos. A região que realizou o maior número de conciliações foi o TRT de São Paulo, com 79.447 processos solucionados, seguido pelo TRT da 3ª Região (Minas Gerais) com 54.009 acordos.

Uma das varas que têm obtido destaque na conciliação é a de Videira, localizada no meio-oeste de Santa Catarina. A unidade conquistou por dois anos consecutivos o Prêmio Excelência, concedido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) até 2012. Em 2011, por exemplo, de cada 100 processos solucionados na unidade, 86 foram por acordo e apenas 14 por sentença. "Somos uma cidade de 50 mil habitantes, onde o pessoal aceita bem o diálogo e o acordo", explica o juiz titular da vara trabalhista de Videira, Luiz Osmar Franchin. No primeiro semestre deste ano, dos 946 processos solucionados na unidade, 851 – ou seja, quase 90% do total –, foram por acordo.

"As pessoas sabem que, se tiver que cobrar, eu cobro", assinala Franchin. "Mas ajuda o fato de que, na faculdade de direito daqui, os alunos já trabalham com a linha de pensamento voltada para a conciliação. Há um esforço conjunto dos servidores e dos advogados para buscar o acordo. As empresas também sabem que esta solução significa segurança jurídica".

A conciliação é um método rápido e barato para as partes solucionarem um conflito. Todo ano o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coordena a Semana Nacional de Conciliação, mobilização que envolve os tribunais estaduais, federais e trabalhistas do País. O objetivo é realizar o maior número possível de acordos, com a finalidade de reduzir o estoque de processos na Justiça brasileira. Empresas e trabalhadores que possuem processos trabalhistas no TRT-15 e têm interesse em fazer acordos podem solicitar o agendamento de audiência de conciliação pela internet, por meio do Formulário Conciliar, disponível na homepage: http://portal.trt15.jus.br/web/guest/conciliacao.

Por Ana Claudia de Siqueira,
com informações de Fred Raposo Agência CNJ de Notícias

Unidade Responsável:
Comunicação Social