Magistrados e servidores da 15ª, alunos de curso de especialização na Unicamp, participam de atividade extracurricular na Toyota em Indaiatuba

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Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e mais 20 magistrados e servidores visitaram, na manhã desta quinta-feira, 16/1, as instalações da empresa Toyota, em Indaiatuba. A visita fez parte de uma atividade extracurricular destinada exclusivamente aos alunos do curso de Especialização em Economia do Trabalho, ministrado na Unicamp, fruto de um convênio entre a universidade e o TRT, por meio de sua Escola Judicial. Dentre os alunos visitantes, estavam o desembargador Claudinei Zapata Marques, integrante da 8ª Câmara, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga. A vice-diretora da Ejud, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, acompanhou o grupo.

Na visita que durou aproximadamente quatro horas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a planta da Toyota Indaiatuba, responsável pela fabricação do Corolla, incluindo a área de prensas e de funilaria, e o sistema denominado de "toyotismo", internacionalmente conhecido e que envolve metodologia própria de trabalho.

O presidente Cooper destacou a amabilidade e atenção dos coordenadores responsáveis na empresa pelo acompanhamento dos visitantes, e destacou, como principal característica positiva, "o grande número de trabalhadores brasileiros na planta". Cooper lembrou que em outras unidades automotivas já visitadas, de outras empresas, há uma forte automação do trabalho e, em algumas delas, o número de trabalhadores estrangeiros supera o de brasileiros. Cooper também comentou sobre a disciplina dos funcionários da montadora e a filosofia "Toyota" de premiar os trabalhadores que se destacam na produção, bem como aqueles que oferecem ideias novas para melhorar as condições de trabalho.

O presidente salientou, por fim, que a visita à Toyota foi produtiva especialmente por ter relação com o curso do qual participa na Unicamp, e afirmou que "quando se observa algo em ação, o aprendizado é potencializado".
 

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