Mais um grupo de agentes de segurança inicia curso de capacitação e aperfeiçoamento

Conteúdo da Notícia

 Por José Francisco Turco e Ademar Lopes Junior

O Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional para Agentes de Segurança começou a ser ministrado nesta segunda-feira (2/6), na sede Administrativa do Regional, ao segundo grupo de servidores da área, composto por cerca de 30 alunos, entre eles dois participantes do TRT da 2ª Região (Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista). O mesmo treinamento foi concluído na semana anterior por 37 agentes. Prestigiaram a abertura do evento, o presidente do Regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper; o desembargador Eder Sivers, membro da Comissão de Segurança do Tribunal; o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida; a diretora-geral da 15ª, Adriana Martorano Amaral Corchetti, e o assessor de Segurança e Transportes do Regional, coronel Carlos de Carvalho Junior. Além do desembargador Sivers, a Comissão de Segurança do TRT é formada pelo próprio presidente Cooper e pelos desembargadores Gerson Lacerda Pistori, Edmundo Fraga Lopes e Helcio Dantas Lobo Junior. Completam a composição o juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, vice-presidente da Amatra XV, e o servidor Marcelo Amorim de Menezes, que representa o Sindiquinze.

Ao abrir as atividades, Cooper fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos agentes e, em seu discurso, mais uma vez valorizou a carreira dos servidores da segurança. O magistrado comemorou o momento atual, em que se estudam mudanças positivas para a seção, inclusive com a criação de uma Divisão de Inteligência, aumento do quadro de servidores concursados e implementação da segurança armada. O presidente ressaltou que os agentes de segurança são o "cartão de visita" do Tribunal, e destacou a importância da gentileza desses profissionais no trato com o público que frequenta as varas trabalhistas, os fóruns e o tribunal.

Entre os destaques do curso estão as aulas práticas ministradas pelo israelense Mestre Kobi Lichtenstein, responsável pela introdução no Brasil em 1990 do Krav Maga (técnicas de utilização do bastão retrátil).

O desembargador Eder Sivers, que é aluno de Krav Maga do professor Mestre Kobi, aproveitou para falar aos agentes sobre a importância de se prepararem bem com táticas de segurança. Sivers ressaltou que "a segurança tem que ser institucionalizada" e que o TRT-15 vive novos tempos, o que implica a reestruturação dessa atividade em todos os sentidos, incluindo a proteção física de seus prédios, dos servidores e magistrados e até mesmo a segurança de suas informações.

De terça-feira à quinta-feira, os servidores terão palestras com a Contreseg – Consultoria e Treinamento – sobre defesa pessoal, procedimentos operacionais e gerenciamento de contingências e relações interpessoais no contexto da segurança. Para finalizar a capacitação, o professor e psicólogo Ivan Capelatto vai ministrar uma palestra de encerramento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social