Nova turma de servidores da 15ª participa do Programa de Preparação para Aposentadoria do Regional

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Cerca de 25 servidores do TRT-15 participaram, nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, do segundo módulo do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas e pela equipe psicossocial da Secretaria de Saúde do Regional no Centro de Convenções do Institute Business Education (IBE), em Campinas. Em novembro, um terceiro módulo, também presencial, deverá fechar o curso, que já se encontra em sua quarta turma.

Durante a abertura do evento, na manhã do dia 14, o secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, ressaltou a necessidade de humanização das relações e elogiou a preocupação do atual presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, nesse sentido, especialmente por suas inovações no campo da gestão de pessoas.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do PPA 2014, Fachim falou também da importância das experiências pessoais dos servidores que integram a instituição, bem como da troca dessas experiências durante o curso. O secretário também conclamou a todos que aproveitassem bem os dois dias do curso, e lembrou que "a aposentadoria é uma fase de grandes realizações".

A secretária de Saúde, Heloisa Helena Mazon Zakia, recebeu os servidores participantes com uma história curiosa. Segundo ela, ao pesquisar sobre a palavra "aposentadoria", descobriu que o termo remonta à vinda da família real portuguesa e sua corte ao Brasil, em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, que havia invadido Portugal. Na época, a corte, composta de aproximadamente 10 mil pessoas, encontrou dificuldades para se instalar na cidade, e as famílias mais abastadas foram convocadas a "acolher em seus aposentos" os portugueses. Esses, segundo Zakia, foram os primeiros "aposentados" no Brasil.

Antes de iniciarem suas atividades do dia, os participantes conheceram a equipe psicossocial responsável pela coordenação do evento, composta pelos assistentes sociais Gilberto Antonio Semensato, Walkíria de Magalhães e Raquel Lorca Vieira, e pela psicóloga Adelina Maria Pessinatti Ohashi.

O programa

As atividades na quinta-feira incluíram uma oficina de aprendizagem coletiva com o tema "Aposentadoria em perspectiva"; um debate sobre os aspectos administrativos da aposentadoria, coordenado pelos servidores Márcia Maria Batistel Fernandes (Seção de Legislação de Pessoal) e Adilson Lanaro (Coordenadoria de Pagamento); e a palestra "Aposentadoria: uma oportunidade para a educação financeira", ministrada pela diretora da VT de Itapeva, Isabel Cristina Andretta Penteado de Moura. A programação do dia foi encerrada com a atividade de psicodrama "Rito de passagem para a aposentadoria: emoções e fantasias", coordenada pelo psicodramatista Roberto Gandara.

Na sexta-feira foram realizadas duas palestras, uma coordenada pela própria equipe psicossocial e outra pelo servidor Marcos Pereira Tavares Dorea, médico da Secretaria de Saúde do TRT-15, abordando os temas sobre aposentadoria ativa e qualidade de vida. Os servidores também participaram de uma roda de conversa, sob o tema "Vínculos e interesses na aposentadoria", e de uma vivência músico-motivacional, "Sutilezas da alma e maturidade", coordenada por Ana Person, compositora, cantora e violinista.

Unidade Responsável:
Comunicação Social