Presidente Cooper palestra na OAB de Franca
O presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, ministrou na terça-feira, 21/10, no Salão Nobre da Casa do Advogado de Franca, a palestra "Atualidades na Justiça do Trabalho". O evento foi organizado pelos juízes titulares da 2ª Vara do Trabalho de Franca e da VT de Ituverava, respectivamente Eliana dos Santos Alves Nogueira e Renato César Trevisani, e reuniu um público de aproximadamente 150 magistrados, advogados, servidores e estagiários.
O presidente Cooper falou da importância do magistrado na atualidade, e destacou que sua atuação vai além de sua função jurisdicional, envolvendo aspectos de gestão de sua unidade judiciária. Segundo o desembargador Cooper, "a CLT, se interpretada nesse sentido, dá conta de que a gestão cabe, na integralidade, ao juiz", e lembrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), "ao perceber essa necessidade, transformou o juiz num autêntico gestor em sintonia com a Emenda Constitucional 45".
De acordo com o presidente Cooper, as metas estabelecidas ao Poder Judiciário é um "norte e não uma cobrança", e afirmou que em sua gestão, como presidente do Tribunal, passou a fazer "a gestão processual, notadamente na efetividade da execução".
Ao se referir ao processo judicial eletrônico (PJe) na 15ª, o palestrante afirmou que sua implantação "só foi possível com a cooperação e a parceria com a OAB". Cooper citou dados preliminares que apontam para a redução do tempo de tramitação do processo com o PJe na 15ª. O presidente lembrou também que "hoje em dia o juiz se pronuncia quando não é provocado, como, por exemplo, quando participa de audiências públicas, levando sugestões para o avanço das leis trabalhistas", o que reflete "um ativismo judiciário patente". O presidente afirmou, porém, não concordar com a "terceirização, pois ela é uma verdadeira transferência de responsabilidade".
Cooper comentou os debates acerca de outras competências à Justiça do Trabalho, como a criminal, quando o tipo se relaciona ao trabalho ou processo trabalhista. Encerrou tratando da recente criação no Tribunal dos 10 JEIAS (Juízes Especiais da Infância e da Adolêscencia) em matéria de apurar pedidos de autorização do trabalho de menor, um dos quais em Franca, e destacou o empenho e experiência da juíza Eliane Nogueira na erradicação do trabalho infantil.
Autoridades presentes no evento:
Juízes
Eliana dos Santos Alves Nogueira - diretora do Fórum Trabalhista de Franca e titular da 2ª VT
Renato César Trevisani - titular da VT de Ituverava
Alexandre Alliprandino Medeiros – substituindo na 1ª VT de Franca
Eduardo Souza Braga – substituindo na 2ª VT de Franca
Paulo Coiado Martinez – substituindo no PA de Morro Agudo
Maria Teresa de Oliveira Santos – substituindo no PA de Morro Agudo
Márcia Cristina Sampaio Mendes – titular da VT de Orlândia
Alberto Cordeiro Donha – juiz aposentado
Advogados
Gerson Luiz Alves – presidente da Subseção da OAB de Patrocínio Paulista (SP)
Ivan da Cunha Souza – presidente da Subseção da OAB de Franca (SP)
Alcides Barbosa Garcia – presidente da Subseção da OAB de Ituverava (SP)
Luiz Roberto Bonjorno – presidente da Subseção da OAB de Guaíra (SP)
Durval Lago – procurador do Município de Franca
José Sérgio Saraiva – representando a Faculdade de Direito de Franca
José Nelson Salerno – conselheiro da OAB/SP
- 2 visualizações