Presidente Cooper presta homenagem aos servidores na pessoa de Harumi Kuratomi
Olhos de quem o viu nascer e crescer. Tal qual evidenciou certa feita, Pedro Benjamin Vieira, o presidente instalador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por ocasião das comemorações dos 25 anos do órgão judiciário com sede em Campinas. "O TRT é como uma criatura humana, que não teve medo de engatinhar, de dar os primeiros passos, de chegar à fase da adolescência e se tornar adulta", salientou Vieira ao resgatar as raízes e dados históricos do Regional em entrevista numa publicação comemorativa. Mais do que testemunha ocular desta evolução, o servidor Harumi Kuratomi ajudou, com a força de seu trabalho, a construir um dos tribunais trabalhistas mais produtivos do País.
Como Harumi, são milhares de pessoas, algumas com apenas alguns meses de Tribunal outras com mais de 20 anos. Harumi que se aposentou recentemente, no dia 16/10, foi lembrado pelo atual presidente do TRT, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, para simbolizar todos os servidores do Regional no Dia do Servidor Público, comemorado na terça-feira, dia 28. Ele receberá uma condecoração do presidente Cooper durante cerimônia marcada para o dia 3 de novembro, às 16 horas, na sede do TRT.
Harumi fazia parte da Justiça do Trabalho desde 1979, quando ingressou no TRT da 2ª Região, em São Paulo. Em 1985, foi convidado pelo então presidente do TRT-2, Benjamin Vieira, e pelo primeiro diretor-geral do TRT-15, Edson Vieira Pinto, para trabalhar na 15ª. "Quando eu vim da 2ª Região, fui designado para ficar lotado na distribuição dos feitos do Fórum Trabalhista de Campinas, até que se inaugurasse o Tribunal". Tanto na 2ª como na 15ª Região, Harumi trabalhou no setor de Serviço de Execução Orçamentária e Financeira, até se aposentar. Formou-se em Direito pela PUC-Campinas em 1995 e finalizou pós-graduação em Direito Administrativo no ano passado. No Tribunal, constituiu família, viu seus filhos nascerem, crescerem e se tornarem profissionais. "O mais velho tem 33 anos e é formado em Análise de Sistemas, o mais novo, com 24 anos, cursou Administração de Empresas. O Tribunal representa tudo na minha vida".
Em 35 anos de serviço, o servidor acompanhou a história da 15ª Região desde a sua inauguração, e demonstra grande satisfação por ter vivenciado o desenvolvimento do Tribunal. "Vi o TRT-15 nascer e crescer. Estava tudo começando, nós ocupávamos alguns andares da Conceição (antiga sede do TRT-15), e era tudo perto. O crescimento foi muito rápido e é incrível a quantidade de pessoas que você conhece trabalhando no Tribunal".
O TRT-15 realmente se agigantou. À frente dele estas milhares de pessoas não medem esforços para dar o melhor atendimento à população que procura a Justiça do Trabalho da 15ª Região. São cerca de 4.000 servidores, atuando nas áreas administrativa e judiciária da Corte, e nas 162 unidades de 1ª instância, dando suporte ao trabalho dos desembargadores e juízes. Neste dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é mais do que imprescindível reconhecer e enaltecer o valor daqueles que escolheram ingressar na 15ª, de "ser 15" e, ao lado dos magistrados, abraçar a missão de atuar como agentes de mudanças em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
- 29 visualizações