Reflexões sobre visita a usina conclui semana de formação inicial de juízes vitaliciandos
"Os magistrados precisam sair da casca". Com essa frase, o presidente eleito do TRT-15 para o biênio 2014-2016, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, conclamou os novos juízes que concluíram nesta sexta-feira, 24/10, a Semana Temática da Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos, a conhecerem de perto as reais necessidades dos jurisdicionados, especialmente "as agruras sofridas por quem trabalha no campo e na indústria".
O desembargador também ressaltou a importância do tema escolhido para nortear a Semana, "Presença dos princípios constitucionais – Caminhos para boas decisões", lembrando que "é sempre mais fácil começar a se analisar um processo pelos princípios constitucionais para, depois, passar para a parte nuclear da questão".
O desembargador Lorival, ao lado do colega desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola, e do procurador do trabalho do município de Araraquara, Rafael de Araujo Gomes, compuseram a Mesa de Honra da última atividade da Semana, a palestra "Reflexões acerca da visita técnica à Usina de São Martinho", ministrada pelo procurador. Em seu breve discurso, o desembargador Lorival se referiu, particularmente, à visita feita à usina em Pradópolis, região de Ribeirão Preto, na quarta-feira, 22/10, e que contou também com a presença do presidente do Regional e do diretor da Escola, respectivamente os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper e Samuel Hugo Lima.
O diretor Samuel destacou a importância da visita à usina para a formação pessoal e profissional dos novos juízes, e afirmou que o objetivo principal da palestra que encerra a Semana deve ser de "reflexão", e não apenas o de uma simples visita.
Encerramento
Após a palestra, participaram da Mesa de Honra do encerramento do evento os desembargadores Samuel Hugo Lima, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Manoel Carlos Toledo Filho, além do juiz Alessandro Tristão, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) e das juízas Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan e Teresa Cristina Pedrasi, respectivamente representantes dos juízes titulares e dos juízes substitutos.
O diretor Samuel falou de seu orgulho pela passagem de todos os juízes pela Escola durante as Semanas Temáticas, e agradeceu, especialmente, pela presença dos atuais 54 vitaliciandos. Já o diretor eleito, desembargador Giordani, ressaltou a necessidade constante de aperfeiçoamento dos conhecimentos e parabenizou os novos magistrados pela dedicação e pela oportunidade de troca de experiências.
Dez novos vitalícios
A 12ª Semana Temática da Escola Judicial do TRT-15 foi encerrada com o vitaliciamento de dez juízes do trabalho. São eles:
Carolina Sferra Croffi
Renata Carolina Carbone Stamponi
José Augusto de Almeida Prado Ferreira de Castilho
Bruna Muller Stravinski
Gustavo Zabeu Vasen
Adriane da Silva Martins
Christophe Gomes de Oliveira
Amanda Sarmento Gakiya
Cauê Brambilla da Silva
Letícia Helena Juiz de Souza
- 8 visualizações