Reforço de peso para a Corte: Congresso do TRT é marcado pela posse de três desembargadores

Conteúdo da Notícia

 Por Luiz Manoel Guimarães e Ademar Lopes Junior

Feliz coincidência: o Diário Oficial da União publicou a nomeação de três novos desembargadores do TRT da 15ª Região - Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa, Fábio Allegretti Cooper e Edison dos Santos Pelegrini - nesta quinta-feira, 5 de junho, ao mesmo tempo que tinha início no Theatro Municipal de Paulínia o 14º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, principal evento jurídico do calendário do Tribunal. Dessa forma, os magistrados puderam tomar posse no final do primeiro dia do Congresso, no palco da celebrada casa de espetáculos, acompanhados dos respectivos cônjuges e familiares.

A desembargadora Maria Inês, por sinal, era titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Paulínia, e destacou em seu discurso essa outra coincidência. "Estou ainda mais feliz, porque a minha posse está ocorrendo na cidade onde, nos últimos anos, tive a honra de judicar."

Promovida pelo critério de merecimento, a exemplo do colega Pelegrini, a magistrada lembrou que desde 1997 já vinha atuando no Tribunal, como juíza convocada, e enfatizou que leva "para esse novo degrau em minha vida a mesma alegria com que trabalhei até hoje e o compromisso de olhar cada um dos processos com o mesmo cuidado de sempre". Maria Inês declarou que gostaria de dividir o momento especial com a família e com os colegas, sobretudo as companheiras da "Confraria da CLT", grupo de discussão com que a agora desembargadora troca ideias diariamente, "mas principalmente com os excepcionais servidores que dia a dia me auxiliam no meu trabalho". Sua manifestação foi encerrada com Cora Coralina: "Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas...".

Esforços adicionais

"Ainda estou sob o impacto da notícia que me fez literalmente levantar da cama", disse o desembargador Fábio Allegretti Cooper, numa alusão ao fato de ter passado os últimos dias acamado, com pneumonia, "mas minhas palavras não poderiam ser outras a não ser de gratidão". Em especial, Cooper, que foi promovido pelo critério de antiguidade, fez um agradecimento emocionado à família e sublinhou o sentimento de honra por pertencer ao TRT-15. "Agradeço a todos os colegas, e especialmente ao meu irmão. Caminhamos juntos na advocacia, e posteriormente ele foi um grande incentivador para o meu ingresso na magistratura", concluiu o desembargador, destacando o papel do presidente da Corte, Flavio Cooper, em sua trajetória.

Já seu colega Pelegrini não escondeu o esforço que fazia para controlar a emoção. "Todo bom manduriense é sempre emotivo", brincou, numa referência a Manduri, pequena cidade da região de Bauru e sua terra natal. Além da família, o desembargador assinalou a importância do colega José Roberto Thomazi, titular da 1ª VT de Jaú. "Estudamos juntos, passamos juntos no concurso. No último dia 10 de maio, completamos 21 anos de carreira na magistratura."

Pelegrini destacou também o trabalho dos servidores que o auxiliaram tanto na 1ª instância quanto no próprio Tribunal, no qual o magistrado também atuou nos últimos anos como juiz convocado - "a gente não consegue fazer nada sozinho na vida" -, e comemorou o fato de sua posse como titular do Tribunal coincidir com a gestão do desembargador Flavio Cooper na Presidência da Corte. "É uma honra e uma grande satisfação."

"É nos momentos difíceis que a gente sente a mão amiga", prosseguiu Pelegrini, que encerrou sua fala com a parábola das pegadas na areia. Nela, Deus esclarece a um interlocutor que se queixa de ter sido abandonado justamente quando mais necessitava do amparo divino: "Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu te carreguei em meus braços".

Concluindo a solenidade, o presidente do TRT sublinhou a relevância do momento. "Numa posse emocionante e emocionada, integram-se à Corte três queridos colegas, magistrados com 'M' maiúsculo, vocacionados. São verdadeiros exemplos para toda a nossa jurisdição, e agora se juntam aos demais desembargadores na missão de promoção de justiça e realização do bem comum, encargo do qual muito nos orgulhamos."

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social