Trinta e cinco agentes de segurança concluem curso de capacitação e aperfeiçoamento

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior

Terminou nesta sexta-feira, 30/5, na sede administrativa do TRT da 15ª Região, em Campinas, o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional para Agentes de Segurança, ministrado ao longo desta semana a 35 servidores da área. O presidente do Regional, o desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, em seu discurso de encerramento, falou dos momentos difíceis por que passou a seção, quando o Tribunal chegou a cogitar da possibilidade de terceirização de todos os seus agentes de segurança, e comemorou o momento atual, em que se estudam mudanças positivas para a seção, inclusive com a criação de uma Divisão de Inteligência, aumento do quadro de servidores concursados e implementação da segurança armada.

O presidente ressaltou que os agentes de segurança são o "cartão de visita" do Tribunal, e destacou a importância da gentileza desses profissionais no trato com o público que frequenta as varas trabalhistas, os fóruns e o tribunal.

O desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, integrante da Comissão de Segurança do TRT-15, também aproveitou o encerramento do curso dos agentes de segurança para falar do investimento do Tribunal que tem sido feito nessa área, com o objetivo de melhorar o nível dos servidores. Dantas salientou que o nível dos palestrantes do curso reflete a preocupação do Tribunal para com a área de segurança.

O servidor Marcos José Pereira, agente de segurança que atua no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, foi o porta-voz da turma, e destacou os pontos relevantes do curso. Dentre eles, o agente destacou as aulas práticas ministradas pelo israelense Mestre Kobi Lichtenstein, responsável pela introdução no Brasil em 1990 do Krav Maga (técnicas de utilização do bastão retrátil). Marcos falou também das palestras que abordaram técnicas de defesa pessoal, procedimentos operacionais e gerenciamento de contingências. No último dia de curso, os agentes assistiram a uma palestra ministrada pelo professor e psicólogo Ivan Capelatto, que abordou questões importantes nas relações interpessoais no contexto da segurança.

Unidade Responsável:
Comunicação Social