1ª Feira Girassol reforça compromisso da 15ª com a saúde e o bem-estar

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, inaugurou no final da tarde desta segunda-feira, 16/11, a 1ª Feira Girassol, idealizada pela Secretaria de Saúde do Regional. Instalada no Espaço Cultural do TRT-15, no terceiro andar do seu edifício-sede, o evento é inédito no Tribunal e visa, principalmente, ao bem-estar e à saúde do público do Regional, formado por magistrados, servidores, terceirizados, seus familiares e até mesmo de visitantes e outros profissionais que frequentam o TRT-15 em Campinas.

A secretária de Saúde, Heloisa Helena Mazon Zakia, em seu breve discurso, reafirmou o compromisso do Tribunal com a qualidade de vida dos magistrados e servidores, e ressaltou que a 1ª Feira Girassol é o resultado do empenho da Secretaria. Heloisa lembrou que a qualidade de vida é um conjunto de "ações que podem melhorar, equilibrar e transformar o ser humano numa pessoa mais feliz". Ela destacou também que essas ações visam atingir não apenas o ser humano fisicamente, mas também mental, espiritual e socialmente. Heloisa encerrou entregando ao presidente Lorival uma camiseta com o símbolo da campanha da feira.

O presidente Lorival destacou, em sua fala, a importância do evento para o Tribunal. O desembargador lembrou que o Regional possui cerca de 4 mil servidores, incluindo os profissionais que atuam indiretamente, além de cerca de 400 magistrados, o que, segundo ele, representa uma "atividade intensa e que gera problemas de saúde naturalmente". O presidente parabenizou a Secretaria de Saúde do Regional pelo "alcance" de suas ações que visam à saúde dos integrantes do Tribunal.

Nos dois dias da 1ª Feira Girassol do TRT-15, organizada pela Secretaria de Saúde e voltada para o bem-estar do público de magistrados, servidores e até seus familiares, serão oferecidos oficinas de arteterapia e serviços gratuitos de massoterapia, saúde e estética. Na terça-feira, 17/11, além dos estandes abertos (com horário marcado para os serviços) e das oficinas de arteterapia (trabalhos manuais), os participantes poderão assistir à peça teatral "Gandhi – um líder servidor", com o ator João Signorelli, a ser exibida no plenário "Ministro Coqueijo Costa", no terceiro andar do edifício-sede do Tribunal, às 17h30. Na quarta-feira, 18/11, a programação se repete, porém com uma confraternização "saudável" de encerramento.

Nos estandes abertos, os participantes poderão conversar com profissionais da saúde para exames de acuidade visual e prevenção de glaucoma, colesterol e glicemia, aferição de pressão e bioimpedância, saúde bucal e sensibilização para a importância da doação de medula óssea, além de vacinação. Também haverá orientação para adoção e castração de animais de estimação, informação sobre os benefícios da alimentação com produtos orgânicos, avaliação do estresse, orientação em ergonomia e informação dos serviços disponibilizados, sensibilização à prática de atividade física, degustação de bolos integrais, sem glúten, sem lactose, diet e light.

Alguns estandes também deverão oferecer serviços de massagem rápida, estética facial, reflexologia podal, limpeza de pele e orientação quanto à proteção solar, todos com agendamento prévio.

Dentre os desembargadores que prestigiaram a inauguração do evento, estavam presentes os vice-presidentes administrativo e judicial, respectivamente Henrique Damiano e Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, e também o vice-corregedor regional, Manuel Soares Ferreira Carradita, e o ouvidor do TRT-15 e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), José Otávio de Souza Ferreira. Estiveram presentes também os desembargadores Olga Aida Joaquim Gomieri, decana do Regional, Flavio Allegretti de Campos Cooper, ex-presidente do Tribunal no biênio 2012-2014, Samuel Hugo Lima, Fábio Allegretti Cooper, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Wilton Borba Canicoba. Estavam presentes ainda os juízes auxiliares da Vice-Presidência Administrativa e da Corregedoria Regional, respectivamente Mauro César Luna Rossi e Maria da Graça Bonança Barbosa, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Eduardo Luís Amgarten, o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, e o diretor-geral da 15ª, Paulo Eduardo de Almeida.

Unidade Responsável:
Comunicação Social