Agentes do Tribunal são capacitados para prestar primeiros socorros

Conteúdo da Notícia

Por Laiz Marques e Isabela Rodrigues

Começou nesta segunda-feira, 25/5, o Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Segurança Judiciários, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Capacitação do TRT15. O curso, que integra o Programa de Reciclagem Anual (PRA), capacitará, no total, cerca de 80 servidores. Trinta e três deles estão participando desta etapa, que vai até esta sexta-feira (29). Os demais serão capacitados entre os dias 24 e 28 de agosto. Serão abordados temas como defesa pessoal: imobilização e desarme, gerenciamento de crises e segurança da informação, entre outros. A aula de abertura foi ministrada pelo médico Joaquim Simões Neto, que falou sobre Pronto Socorrismo Tátil.

Estiveram presentes na abertura do evento o presidente do TRT, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira, a responsável pela Seção de Capacitação de Servidores, Izabel Cristina Braga Arroyo, e o assessor de Segurança e Transportes do TRT, coronel Carlos de Carvalho Júnior.

Após o agradecimento de Izabel aos agentes, o desembargador Lorival disse que a gestão de pessoas do TRT-15 tem grande possibilidade de melhoria e crescimento. "Embora os processos sejam a atividade-fim do Tribunal, nós precisamos contar com todos".  O magistrado enfatizou ainda que "é nessa perspectiva que o conhecimento será melhorado".

O coronel Carvalho, por sua vez, incentivou a realização do curso para qualificar o trabalho dos agentes e, com o tempo, tornar o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região referência em segurança para os demais tribunais. José Aristéia evidenciou que estão previstas outras formas de capacitação e integração do pessoal da segurança para até o fim deste ano. O palestrante, Joaquim Simões Neto, ressaltou que o objetivo da capacitação de pronto socorrismo é "preparar as pessoas para eventuais emergências para sua vida pessoal e profissional, pois o primeiro atendimento em situações de emergência é essencial". O curso acontecerá durante toda a semana e será encerrado na sexta-feira, 29/5, com uma prova escrita aplicada aos agentes para avaliar o conhecimento adquirido durante a capacitação.

Joaquim Simões Neto

Joaquim Simões Neto possui graduação em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em gastroenterologia cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado em ciências cirúrgicas interdisciplinares pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e docente extensionista com o projeto "Programa de Educação ao Atendimento Básico em Emergências Médicas em Ambiente Escolar". É ainda chefe do Serviço de Cirurgia de Urgência e Trauma do Hospital e Maternidade Celso Pierro e oficial médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo e médico colaborador da Clínica Reis Neto. Possui experiência em áreas como coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo e trauma, além de ter feito curso de medicina tática e resgate em altura, aéreo e aquático. Também é médico instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support), além de ser membro de outras entidades médicas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social