Continuidade do Projeto “Escola de Gestão” recebe servidores da área administrativa para etapa presencial
Por João Augusto Germer Britto
Na manhã desta terça-feira (17/11) teve início a etapa presencial para formação de novos gestores da área administrativa. Quarenta e quatro servidores participam das atividades até o dia 19/11 para se qualificarem e constituírem um ranking que poderá ser utilizado para futuras promoções. Na abertura dessa nova fase da "Escola de Gestão", o presidente do TRT 15ª Lorival Ferreira dos Santos lembrou que "vivemos eternamente aprendendo e devemos estar abertos para isso", mostrando-se feliz com a ideia de aperfeiçoamento dos servidores, principalmente por causa de aposentadorias, que abrem lugar para os mais novos e inexperientes. Lorival ponderou que "todos nós estamos de passagem" e que "o Tribunal está otimista, prestando sua função jurisdicional e toda essa engrenagem precisa funcionar bem". O presidente se referiu aos projetos que devem aumentar o número de servidores para a Casa, em tramitação no Congresso Nacional.
O primeiro dia foi dedicado ao aprendizado do "ciclo PDCA" e ao estudo de casos complexos que pedem um maior esforço gerencial para seus deslindes.
A servidora Aurete Nicolodi Zurdi discorreu sobre o método iterativo de gestão PDCA (do inglês "plan-do-check-act"), que procura identificar problemas, priorizar demandas e revisar procedimentos, em suas fases de planejamento, desempenho, conferência e ajuste. Aurete também lecionou sobre a planilha 5W2H, ferramenta que auxilia nos objetivos mencionados. Na análise de casos, os servidores foram instados a debater situações propostas e sugerir formas de enfrentamento a problemas que podem colocar unidades de gestão em conflito, incerteza ou insegurança acentuados.
Os grupos se alternaram nas práticas e encerrarão as atividades na quinta-feira.
Estiveram presentes à abertura, também, o Diretor-Geral Paulo Eduardo de Almeida, a Secretária Administrativa Adriana Amaral Corchetti e a Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas Izabel Cristina Arroyo. A servidora Cláudia Voigt Espínola, da área de pessoal do TRT 12ª, acompanha o curso por ela considerado "uma novidade que pode ser adotada por nós". O juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria da 15ª, respectivamente Levi Rosa Tomé e Oséas Pereira Lopes Junior , participaram das atividades como observadores.
- 5 visualizações