Curso aborda Sistema Nacional de Cadastro Rural
Por Camila Yano e Isabela Rodrigues
Vinte e nove servidores do TRT15, entre coordenadores de Centrais de Mandados e oficiais de justiça, participaram entre os dias 22 e 23 de junho do curso de formação de multiplicadores - desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-15 a pedido da Corregedoria Regional - que aborda o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). A exposição teve início após uma breve apresentação do palestrante, Murilo Marostega Zibetti, feita pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Oséas Pereira Lopes Júnior. O SNCR é uma ferramenta, utilizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que introduz a Declaração Eletrônica para imóveis rurais e tem o objetivo de modernizar a regularização fundiária no Brasil, para a futura integração com os dados sobre os imóveis declarados na Receita Federal que fazem parte do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).
O palestrante aborda conceitos de módulo e imóvel rural; histórico do cadastro rural; inclusão e treinamento prático no SNCR. Com o treinamento, os participantes do curso poderão , por exemplo, localizar um imóvel rural que só possui matrícula e pesquisar imóveis sem matrícula por meio do CPF do cidadão.
Murilo Marostega Zibetti é analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, lotado no Setor de Cadastro Rural do INCRA. Desde 2012 é responsável pelo Serviço de Aquisição de Imóvel Rural por Estrangeiro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
- 16 visualizações