Curso de Desenvolvimento Gerencial aborda liderança e trabalho em equipe
Por Laiz Marques
Teve início nesta quinta-feira, 13/8, o Curso de Desenvolvimento Gerencial de 2015, cujo tema é "Liderança – Trabalho em Equipe". O curso, coordenado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-15, é dirigido a servidores gestores da Justiça do Trabalho da 15ª Região e reúne anualmente cerca de 300 profissionais, em duas turmas de aproximadamente 150 participantes cada uma.
Na abertura do curso, o presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, pontuou "a necessidade da busca pelo autoconhecimento, para que o trabalho de cada um seja realizado da melhor forma possível". O magistrado reforçou ainda que, "desde a posse como presidente do Regional, meu objetivo é fazer uma gestão de pessoas e processos, principalmente, porque todo o trabalho prestado pelos juízes e desembargadores não seria possível sem a competência de todos os servidores".
O evento contou ainda com a presença do diretor-geral do Tribunal, Paulo Eduardo de Almeida, do secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira, e da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo. O diretor-geral reforçou que o compromisso do Tribunal é "melhorar sempre". "As iniciativas de capacitação desenvolvidas no TRT tem por objetivo ampliar o conhecimento para além da técnica", sublinhou Paulo Almeida. "As palestras ajudarão os participantes a alcançar o posicionamento natural de liderança que cada um traz", lembrou, por sua vez, Gustavo Fachim. "Quando a gente se conhece melhor, nossa percepção sobre nós mesmos melhora."
No primeiro dia do curso, os servidores participaram de um workshop com o professor Márcio Schultz, do Instituto Rennove, debatendo o tema "As competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas". A ideia inicial, segundo Schultz, "é a busca pelo autoconhecimento focado nas relações pessoais e profissionais acerca das emoções, e como elas podem influenciar de forma competente ou não essas relações". Para ele, é necessário que as emoções sejam investigadas, de forma que se possa avaliar como elas agem de acordo com nossas expectativas.
Nesta sexta, 14, segundo e último dia do curso, os servidores participam de uma oficina com o professor Luiz Wolmer, acerca da gestão de processos administrativos. Além disso, haverá uma mesa-redonda com representantes da alta administração do Tribunal, como o diretor-geral e secretários das unidades administrativas.
Encerrando a programação da sexta-feira, os palestrantes Jacson Alexandre Pereira e Clóvis de Barros Filho fazem uma apresentação sobre as reflexões a respeito das decisões que tomamos tanto na vida pessoal como em equipe.
A segunda edição do Curso de Desenvolvimento Gerencial 2015 está marcada para os dias 17 e 18 de setembro, para mais uma turma de aproximadamente 150 servidores com função de gestão na 15ª.
- 2 visualizações