Desembargadoras aposentadas Mariane Khayat e Maria Cristina Mattioli são homenageadas durante Sessão do Tribunal Pleno
Por Ademar Lopes Junior
Emoção, alegria e lágrimas marcaram a cerimônia de entrega da toga a duas desembargadoras do TRT-15 recentemente aposentadas. Mariane Khayat e Maria Cristina Mattioli foram homenageadas na tarde desta quinta-feira, 15/10, durante a Sessão do Tribunal Pleno. Os desembargadores Renato Buratto e Valdevir Roberto Zanardi, que também se aposentaram neste ano e que seriam homenageados na mesma cerimônia, não puderam participar por motivos particulares.
Na mesma solenidade, que contou com a presença da ex-presidente do Tribunal, desembargadora Eliane Felippe Toledo, e do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Eduardo Luís Amgarten, o mais novo desembargador do Tribunal, José Carlos Abile, empossado em 19/8, recebeu das mãos do presidente da Corte, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região.
Na abertura, foi apresentado um vídeo com fotos dos quatro homenageados, elaborado pelo servidor do Setor de Comunicação Social Denis Simas. Coube à desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla fazer um breve discurso em homenagem às colegas. A desembargadora, ciosa "da força e da magia das palavras", afirmou que não gosta do termo "aposentadoria" que, segundo ela, é "obsoleto" e remete aos aposentos, descanso. Ela disse que o melhor termo é "jubilar", palavra que deriva de "júbilo, alegria, contentamento". Para as colegas "jubiladas", Ana Amarylis desejou felicidade na nova fase que elas mesmas, ainda jovens, decidiram viver, após terem cumprido "sua missão" no Judiciário, concluindo que "os novos felizes e floridos caminhos são a alvorada que se renova".
Após o discurso, as desembargadoras receberam de presente a toga utilizada nos anos de magistratura e um aparelho de e-book. A desembargadora Mariane recebeu o mimo das mãos do colega desembargador Samuel Hugo Lima. Já a desembargadora Cristina Mattioli recebeu o presente de sua colega desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, decana da 15ª Região.
No púlpito, emocionada, a desembargadora Mariane Khayat, aposentada desde 30 de abril deste ano, agradeceu mais de uma vez aos colegas desembargadores e, principalmente, aos funcionários que a apoiaram em sua trajetória na primeira e na segunda instância, nos trinta anos de magistratura. Ela ressaltou que sua decisão de se "jubilar jamais foi por desconsolo ou por motivo negativo" e concluiu desejando ao Tribunal que "continue florescendo no meio jurídico".
A desembargadora Maria Cristina Mattioli, aposentada desde 30 de maio, agradeceu aos colegas desembargadores por terem participado de sua "longa jornada na magistratura", porém confessou que seu sonho original nunca foi ser magistrada, mas sim diplomata. Mattioli agradeceu ainda à colega Mariane Khayat, cujo apoio foi fundamental na decisão de se aposentar, e lembrou que agora, sem o "peso da toga", está pronta para "desbravar outros mares".
O presidente do Regional, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, entregou ao mais novo desembargador da Corte, José Carlos Ábile, o Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, símbolo da assunção ao 2º grau do TRT. O presidente, em seu discurso em homenagem às colegas Mariane e Maria Cristina, afirmou que ambas "exerceram um bom combate e dignificaram o TRT da 15ª Região", apesar de todas as dificuldades da profissão do magistrado.
- 18 visualizações