Desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella são homenageados pelo TRT5
Nesta quinta-feira (21), aconteceu em Salvador (BA), a solenidade que marcou a sétima edição da Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia. O evento, realizado no cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), em Nazaré, reuniu ministros, autoridades políticas, juristas, procuradores, chefes do executivo, presidentes de outros tribunais, além de magistrados e servidores do próprio TRT5. Entre os homenageados estavam os desembargadores da 15ª Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Regional, e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, da 2ª Câmara, que receberam a comenda no Grau Grande Oficial.
''Sentimo-nos honrados em homenagear personalidades de tão elevado nível, que prestaram e continuam prestando um grande bem público não apenas para a instituição chamada Justiça do Trabalho, mas também à própria sociedade'', declarou o presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, ao fazer uso da palavra e agradecer a todos que compareceram. Entre os homenageados da noite também estavam o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Balazeiro, que foram condecorados no grau Grã-Cruz, o maior da homenagem.
História
Criada em 2003 pelo TRT da Bahia, a Comenda Ministro Coqueijo Costa é uma homenagem a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho, como magistrados, lideranças políticas, servidores públicos, personalidades do meio jurídico e outras instâncias. Homenageia ainda a memória do ministro Carlos Coqueijo Costa, que foi presidente do TRT5 de 1967 a 1971, e está constituída nos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.
Este ano, a escolha dos homenageados - que leva em conta, entre outros critérios, a atuação de personalidades e instituições na área do Direito ou em outra atividade sociocultural -, foi feita pelo Conselho da Ordem, composto pelos desembargadores Nélia Neves (vice-presidente), Tadeu Vieira (corregedor), Yara Trindade (vice-corregedora) e Lourdes Linhares.
- 7 visualizações