É de Americana a primeira audiência de conciliação agendada por intermédio da nova ferramenta eletrônica do Projeto Conciliar
Por Luiz Manoel Guimarães
Não foi preciso esperar muito. Logo no primeiro dia de funcionamento – esta quarta-feira, 24 de junho –, às 23h48, a nova ferramenta eletrônica do Projeto Conciliar (veja aqui) foi acionada por uma jurisdicionada de Americana, pleiteando ao juízo da 2ª Vara do Trabalho (VT) da cidade o agendamento de audiência para tentativa de conciliação, e já na manhã desta quinta, 25, o processo estava incluído na pauta do próximo dia 31 de julho, às 9h50. É a primeira audiência marcada por meio do novo sistema, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal e que representa um avanço importante em relação à versão original, implantada em fevereiro de 2011.
A principal vantagem é que, a partir de agora, os pedidos de agendamento de audiência de conciliação serão automaticamente encaminhados às varas do trabalho pelo sistema Conciliar, e não mais à Vice-Presidência Judicial da Corte. Além disso, o procedimento se tornou mais ágil. "O novo sistema é mais eficiente e rápido do que o anterior", afirmou o diretor da secretaria da 2ª VT de Americana, Rodrigo Gonçalves Dias Agostineto, responsável pelo agendamento que "inaugurou" a ferramenta. "Eu nem precisei digitar nada. A página já me dá todas as alternativas possíveis. Basta clicar e gravar, e a parte recebe automaticamente um retorno, no e-mail que ela mesma cadastrou."
- 9 visualizações