É de Americana a primeira audiência de conciliação agendada por intermédio da nova ferramenta eletrônica do Projeto Conciliar

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Não foi preciso esperar muito. Logo no primeiro dia de funcionamento – esta quarta-feira, 24 de junho –, às 23h48, a nova ferramenta eletrônica do Projeto Conciliar (veja aqui) foi acionada por uma jurisdicionada de Americana, pleiteando ao juízo da 2ª Vara do Trabalho (VT) da cidade o agendamento de audiência para tentativa de conciliação, e já na manhã desta quinta, 25, o processo estava incluído na pauta do próximo dia 31 de julho, às 9h50. É a primeira audiência marcada por meio do novo sistema, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal e que representa um avanço importante em relação à versão original, implantada em fevereiro de 2011.

A principal vantagem é que, a partir de agora, os pedidos de agendamento de audiência de conciliação serão automaticamente encaminhados às varas do trabalho pelo sistema Conciliar, e não mais à Vice-Presidência Judicial da Corte. Além disso, o procedimento se tornou mais ágil. "O novo sistema é mais eficiente e rápido do que o anterior", afirmou o diretor da secretaria da 2ª VT de Americana, Rodrigo Gonçalves Dias Agostineto, responsável pelo agendamento que "inaugurou" a ferramenta. "Eu nem precisei digitar nada. A página já me dá todas as alternativas possíveis. Basta clicar e gravar, e a parte recebe automaticamente um retorno, no e-mail que ela mesma cadastrou."

Unidade Responsável:
Comunicação Social