Estudantes de direito da FAAT E ISCA visitam a sede do TRT da 15ª

Conteúdo da Notícia

Por Marcela Rezende

Aproximadamente 50 alunos do curso de direito da Faculdade de Atibaia (FAAT) e do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde desta quarta-feira (11/11). Os alunos de Atibaia estavam acompanhados do professor e juiz titular da Vara do Trabalho de Bragança Paulista, Wilson Pocidonio da Silva. Os estudantes da ISCA vieram com a professora e advogada Marta Regina Ferreira. As atividades foram coordenadas pela Escola Judicial do TRT. A visita teve o intuito de apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento da 2ª instância da Justiça do Trabalho.

Após posarem para a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No local, receberam material informativo e assistiram ao vídeo institucional da 15ª na sequência. O desembargador Antonio Francisco Montanagna, que também é professor no ISCA, recepcionou os alunos. Em seguida acompanharam uma sessão de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), presidida pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Tribunal e da SDC, que deu as boas-vindas aos visitantes.

Para o aluno Gustavo Brabo da FAAT a visita ao Tribunal é um momento de aprendizagem. "É muito diferente a teoria da prática, aqui vemos como funciona, a disposição do colegiado, essa visita nos dá uma noção para o nosso futuro ambiente de trabalho, contribuindo muito com a nossa formação"afirmou.

A professora Marta Regina Ferreira destacou que para o estudante é a melhor forma de conhecimento. "É uma vivência diferente; eles têm a noção do espaço que vão trabalhar e conhecem os processos em 2ª instância, com a qual não têm muito contato."

Ao término dos julgamentos, os alunos tiveram um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial. Encerrando a visita, o grupo foi ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac) do TRT, na Sede Administrativa da Corte, onde foram recebidos pela chefe de arquivo permanente Thais Simões, que explicou o funcionamento do Cmac e a importância de preservar arquivos que revelam o passado do Regional.

Clique aqui para ver mais fotos

Unidade Responsável:
Comunicação Social