Implantação de ferramenta da Google atualiza a jurisprudência do TRT da 15ª e dá acesso aos acórdãos do PJe

Conteúdo da Notícia

As decisões proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) ficarão disponíveis para pesquisa jurisprudencial de forma mais rápida e inteligente no portal da Corte na internet. Entra em funcionamento nesta quarta-feira, 1º de julho, a tecnologia Google Search Appliance (GSA) de pesquisa textual. O acesso pode ser feito diretamente pelo endereço http://portal.trt15.jus.br/decisoes-gsa ou na home page do TRT, no link decisões,  abaixo do logo "Jurisprudência".

O contrato foi assinado em dezembro passado e inclui serviços de instalação, configuração, garantia e suporte técnico. Já em 2015, a ferramenta foi desenvolvida conforme as necessidades do Tribunal, num processo que contou com a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT e foi finalizado em maio. A fase final, após isso, foram os testes – bem-sucedidos – e a homologação da solução para entrada em vigor.

A iniciativa representa um grande avanço no sistema de pesquisa jurisprudencial. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o emprego da nova ferramenta de busca tornou-se necessário em virtude da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) pelo Poder Judiciário. "Uma das principais vantagens da tecnologia Google de pesquisa é a sua notória expertise em procedimentos de busca, que conseguimos incorporar tanto ao PJe quanto aos processos que ainda tramitam no papel. Sem dúvida trará muitos benefícios e facilidades a todos os usuários da Justiça do Trabalho da 15ª Região", enfatizou Lorival.

O TRT-15 é o segundo maior tribunal trabalhista do País em estrutura e movimentação processual, gerando anualmente centenas de milhares de documentos, incluindo as decisões. Segundo a Coordenadoria de Pesquisa e Estatística da Corte, ingressaram na 15ª em 2014, na 1ª instância, 305.582 ações, e foram solucionadas 264.775. No segundo grau de jurisdição, 108.456 processos foram recebidos no ano passado, e 104.124 obtiveram solução.

Unidade Responsável:
Comunicação Social