Indaiatuba ganha nesta sexta-feira nova sede da Vara Trabalhista
Por Rafaela Rodrigues
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura na próxima sexta-feira (06/11) a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Indaiatuba, que fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto, 3021. A cerimônia está marcada para as 11 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, da juíza titular da VT, Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, dentre outras autoridades locais.
O prédio, que foi alugado pelo Tribunal, tem 944,48 metros quadrados de área construída, sendo praticamente o dobro do antigo, de apenas 507,12 metros quadrados. A nova instalação, totalmente adaptada às pessoas com deficiência, supre as necessidades de uma vara e oferece conforto para servidores e jurisdicionados, em atendimento à Resolução 70/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que trata da padronização dos edifícios onde funcionam os órgãos do Judiciário Trabalhista. A localização, a poucos metros do centro, oferece fácil acesso à população, com a circulação de transporte público nas proximidades.
O investimento em infraestrutura física das unidades judiciárias tem sido uma das prioridades da administração do desembargador Lorival, que soma nove inaugurações desde janeiro deste ano, contemplando os municípios de Garça, Porto Ferreira, São Roque, Limeira, Paulínia, Presidente Prudente, Sumaré, Cravinhos e Bauru. Serão inauguradas ainda este ano novas instalações da Justiça do Trabalho em Itatiba e Rio Claro. "Ao iniciar o mandato na Presidência do Tribunal, assumi o compromisso de fazer uma gestão voltada para os processos e para as pessoas, o que passa, necessariamente, pela melhoria das condições de trabalho e atendimento aos jurisdicionados. O espaço físico adequado permite maior qualidade de vida no trabalho, melhorando a autoestima de magistrados e servidores, e incidindo positivamente na também na boa prestação jurisdicional", salienta Lorival.
A VT de Indaiatuba foi instalada em 24 de novembro de 1992. De acordo com estimativa de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem no município cerca de 230 mil pessoas. De janeiro a setembro de 2015, a VT recebeu 2.575 ações trabalhistas e solucionou 2.511, registrando ao final do período, um montante acumulado de 3.492 ações pendentes de solução na fase de conhecimento, considerando o saldo preexistente. Em 2014, foram ajuizados 3.166 novos processos, solucionados 2.508, finalizando o ano com o saldo de 3.279 pendentes de solução. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT
Um pouco da história do município-sede da Vara do Trabalho
A província de São Paulo quase não tinha núcleos urbanos até o século XVIII, e na região existiam apenas as Vilas de Itu e Jundiaí. Então, o governo português implementou uma vigorosa política de incentivo à produção de açúcar na província que visava estimular o povoamento do interior, com o objetivo era incentivar o surgimento e crescimento de novas Vilas. O núcleo urbano de Indaiatuba se fixou em torno do Largo da Igreja, como era costume. A história política de Indaiatuba inicia-se com a construção da capela, a partir da doação de alguns imóveis feita por Pedro Gonçalves Meira, em 1813. Por esse gesto é considerado o fundador de Indaiatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Indaiatuba)
- 26 visualizações