José Carlos Ábile é o mais novo desembargador do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região ficou lotado com a cerimônia de posse do novo desembargador, José Carlos Ábile, na manhã desta quarta-feira, 19/8. Conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, a solenidade reuniu 18 desembargadores, além de 16 juízes de primeiro grau e servidores.

Dentre os desembargadores, estiveram presentes o vice-presidente administrativo, Henrique Damiano, o vice-corregedor, Manuel Soares Ferreira Carradita, e o ouvidor da 15ª e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), José Otávio de Souza Ferreira. Compareceram ainda os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper – que presidiu a Corte no biênio 2012-2014 –, Luiz Antonio Lazarim, José Pitas, Fernando da Silva Borges, Edmundo Fraga Lopes, Maria Madalena de Oliveira, Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, Luiz José Dezena da Silva, João Alberto Alves Machado, Claudinei Zapata Marques, Roberto Nobrega de Almeida Filho, Antonia Regina Tancini Pestana, Carlos Alberto Bosco, Edison dos Santos Pelegrini e Luciane Storel da Silva, além do desembargador aposentado Renato Buratto, presidente do Regional no biênio 2010-2012. Também prestigiaram o evento o juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), os juízes auxiliares Jorge Luiz Costa (Presidência), Levi Rosa Tomé (Presidência), Mauro César Luna Rossi (Vice-Presidência Administrativa), Maria da Graça Bonança Barbosa (Corregedoria Regional) e Oséas Pereira Lopes Junior (Corregedoria Regional) e seus colegas João Batista da Silva, titular da 2ª VT de Taubaté, Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim (1ª VT de Jundiaí), Hélio Grasselli (1ª VT de São José do Rio Preto), Antonia Sant'Ana (3ª VT de São José dos Campos), Renato Henry Sant'Anna (1ª VT de Ribeirão Preto), Adelina Maria do Prado Ferreira (VT de Avaré), Hamilton Luiz Scarabelim (VT de Itu), Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (3ª VT de Campinas), Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima (1ª VT de Bauru), Alexandre Vieira dos Anjos (VT de São José do Rio Pardo) e Cristiane Montenegro Rondelli (2ª VT de Americana). Dentre os servidores, o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, e a secretária administrativa, Adriana Martorano Amaral Corchetti.

Determinação

O novo desembargador, nomeado nesta segunda-feira, 17/8, tomou posse no cargo pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Mariane Khayat, em 30 de abril deste ano. O magistrado veio acompanhado de sua esposa, Marilisa Conti. Em seu discurso, ele registrou emocionado a falta que a mãe faz em sua vida, "pelo apoio sempre incondicional". Ábile agradeceu também aos servidores de seu gabinete, a quem já considera como "parte da família", e também aos novos colegas da 3ª Câmara, a qual passa a integrar, ao lado dos desembargadores Edmundo Fraga Lopes, presidente do colegiado, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, Helcio Dantas Lobo Junior e Antonia Regina Tancini Pestana. Por fim, Ábile prometeu ao presidente da Corte, desembargador Lorival, "honrar o cargo e, com trabalho, suprir qualquer deficiência". Ele recebeu das mãos do presidente, num gesto simbólico, como frisou o desembargador Lorival, o seu "instrumento de trabalho", a toga.

O presidente Lorival, em seu discurso em homenagem ao novo colega, buscou inspiração nas montanhas do Oriente, e lembrou os ensinamentos do Dalai Lama, para quem "determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso", não importando os obstáculos e as dificuldades. Lorival exortou o novo desembargador a buscar essa "inabalável determinação" e recomendou que, independentemente das circunstâncias, "devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho". O presidente concluiu sua fala elogiando a conduta do novo desembargador, respeitador da "liturgia do cargo".

Empossado como juiz substituto em 1º de outubro de 1991 na 15ª Região, Ábile passou a titular em 18/7/1994, quando assumiu a Presidência da então Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) e atual Vara do Trabalho (VT) de Itapeva. Atuou ainda na 1ª VT de Bauru (de 22/8/1994 a 3/10/1994), na 2ª VT de Bauru (de 4/10/1994 a 14/12/2005) e, nos últimos dez anos, na 2ª VT de Lençóis Paulista (desde 15/12/2005).

Unidade Responsável:
Comunicação Social