Limeira festeja inauguração de nova sede da Justiça do Trabalho
Por Ana Claudia de Siqueira
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 25/5, a nova sede do Fórum Trabalhista (FT) de Limeira em clima de grande festa e participação efetiva da comunidade jurídica da região. O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre autoridades, magistrados, servidores, advogados e imprensa, que acompanharam o descerramento da fita inaugural pelo presidente Lorival e pelo prefeito do município Paulo Cezar Junqueira Hadich. Na ampla sala de espera localizada no piso inferior do prédio de três andares, foi descerrada a placa alusiva à inauguração, também pelo presidente Lorival, acompanhado do desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, (presidente do TRT na gestão 2012-2014) e do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho e diretor do FT, Renato de Carvalho Guedes.
A inauguração do prédio imponente, localizado na Rua Henrique Jacobs, nº 2040, com seus 2.550 metros quadrados de área construída, representou a concretização de um pleito antigo dos jurisdicionados da região. Cerca de 340 mil pessoas compõem a jurisdição atendida pelo Fórum Trabalhista de Limeira, somada a população residente no município-sede, em Iracemápolis e em Cordeirópolis. Em tom de agradecimento especial ao presidente Lorival, ao desembargador Cooper e ao juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Jorge Luiz Costa, o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ozeias Paulo de Queiroz, relatou toda a mobilização realizada pela instituição, Fórum, Tribunal e Poder Executivo municipal, numa união de esforços que resultou na viabilização da nova sede. "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade e o otimista vê oportunidade em cada dificuldade", resumiu Queiroz, citando a frase do estadista britânico Winston Churchill.
O juiz presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Luís Rodrigo Fernandes Braga, que é titular da 2ª Vara do Trabalho de Limeira, elogiou as novas instalações, que serão a base para a composição de um consenso, visando a solução dos processos trabalhistas. "Esta novo prédio será utilizado como catalisador de pacificação de conflitos, unindo em um ambiente harmônico, juízes, advogados, servidores e partes", afirmou.
O juiz Renato de Carvalho Guedes exaltou a beleza do novo prédio que evidencia o processo pelo qual a Justiça do Trabalho local está passando e ressaltou a união de esforços de todos os envolvidos, a direção do Tribunal, os juízes, a OAB, a prefeitura e a própria comunidade de Limeira. "Essa união vem confirmar a solidariedade como elemento mais importante para uma edificação". O prefeito Paulo Hadich também fez menção ao trabalho conjunto desenvolvido pelas instituições para a viabilização do projeto da nova sede.
O novo fórum conta com cinco salas de audiência, três a mais do que o anterior, sendo que uma delas será utilizada para as audiências de conciliação e mediação, envolvendo principalmente, os processos em fase de execução. O presidente Lorival destacou as iniciativas bem-sucedidas adotadas para estimular as tentativas de acordo na 15ª, como os Centros Integrados de Conciliação de 1º e de 2º Graus recém-inaugurados e conclamou os advogados para a participação. "Peço encarecidamente aos senhores que valorizem a conciliação. Os CICs são um sucesso absoluto e desejo que essa motivação se espalhe. O advogado é o primeiro juiz do processo, podendo solicitar e dar o sim para o acordo". Quanto à melhoria do ambiente de trabalho, proporcionada pelas novas instalações, Lorival salientou que deverá incidir sobremaneira na autoestima dos servidores. "Que este seja um espaço para o compartilhamento", auxiliando na melhoria da prestação jurisdicional.
Entre as autoridades e personalidades que prestigiaram o evento estavam o presidente da Câmara Municipal de Limeira, Nilton Santos; o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida; o vereador Messias, do mesmo município; o advogado Edilson Rinaldo Merli, membro do Conselho Deliberativo da Seção São Paulo da OAB e a desembargadora do TRT da 2ª Região Sônia Maria de Oliveira Prince Rodrigues Franzini. Da Justiça do Trabalho da 15ª compareceram o desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, diretor da Escola Judicial da Corte; os juízes substitutos Karine Vaz de Melo Mattos Abreu e Pablo Souza Rocha; o secretário-geral da Presidência do TRT-15, Evandro Luiz Michelon; o diretor-geral do TRT, Paulo Eduardo de Almeida, e a secretária da Administração, Adriana Martorano Amaral Corchetti.
Homenagens
A OAB e o Fórum Trabalhista de Limeira prestaram homenagens a todos que se empenharam e se dedicaram em prol do projeto de viabilização da nova sede, com a entrega de placas comemorativas. O presidente Lorival, o desembargador Cooper, a desembargadora Sônia Franzini do TRT-2 (São Paulo), o juiz Jorge Costa, o presidente da OAB, Ozeias de Queiroz, além dos advogados Iolanda Cunha, Sueli Yoko Taira, Rafael de Barros Camargo, o ex-prefeito de Limeira, José Carlos Pejon e os servidores Alexandre Francischetti (diretor da Coordenadoria de Distribuição) e Daiane Carla Santos ledo Marques (representando todos os servidores) foram agraciados. Cooper estendeu a homenagem à servidora do TRT, Adriana Amaral, diretora-geral durante sua gestão, que também atuou de forma determinante para concretização da nova sede. Posteriormente, foi oferecido um coquetel, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
- 42 visualizações