Maria Helena Mallmann toma posse no Tribunal Superior do Trabalho
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e o desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, ex-presidente do Regional, participaram, na terça-feira, 10/3, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, da sessão solene de ratificação de posse da ministra Maria Helena Mallmann. Em uma cerimônia que contou com cerca de 300 convidados, a ministra, que vai integrar a Quinta Turma do TST, foi agraciada por familiares e autoridades governamentais. Prestigiaram ainda a cerimônia, a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora nacional do Sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do trabalho (Pje-JT), e o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Renan Ravel Rodrigues Fagundes, ambos oriundos da 15ª Região.
Na ocasião, Mallmann foi homenageada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-Cruz, destinada a personalidades que se destacaram no exercício de suas profissões e que contribuíram para o engrandecimento do país. A medalha foi entregue pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen.
Nomeada em dezembro para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, a ministra já havia tomado posse administrativamente, no Gabinete da Presidência, em dezembro de 2014. Com a nova ministra, o Tribunal Superior do Trabalho terá restabelecida a sua composição plena, de 27 ministros, dos quais seis são mulheres.
Participaram da solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro de Estado Miguel Rosseto, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Valtércio de Oliveira, e o procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, entre outros.
Trajetória
Nascida em Estrela (RS), Maria Helena Mallmann é graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e ingressou na magistratura do Trabalho da 4ª Região (RS) em 1981. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT-RS, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013).
Por Ademar Lopes Junior,
com informações de Taciana Giesel e fotos de Aldo Dias e Fellipe Sampaio
- 9 visualizações