Presidente do TRT faz palestra sobre emprego para estudantes

Conteúdo da Notícia

Com informações do Jornal O Vale

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, com sede em Campinas, ministrou palestra na última quarta-feira (11/11), para alunos da Faculdade de Direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), na região central de São José dos Campos.

Cerca de 500 estudantes lotaram o Teatro Univap para ouvir Lorival falar sobre "A proteção do emprego na Constituição de 1988". Ele citou adições que a chamada "Constituição Cidadã" trouxe para o universo trabalhista no país.

A maioria delas, segundo o desembargador, beneficiou grupos específicos, como a estabilidade aos empregados lesionados, o período fora do trabalho assegurado à gestante e na questão da pré-aposentadoria. "Neste caso precisa de negociação", completou.

Lorival refletiu também sobre o momento atual do país, que passa por crise econômica com severas consequências no emprego. Como exemplo, ele citou o caso da demissão em massa de 798 trabalhadores da General Motors de São José, em agosto deste ano.

"Participei das audiências entre a empresa e o sindicato após as quais chegou-se a medidas que evitaram as demissões", contou.

"O melhor disso tudo é olhar nos olhos dos trabalhadores e ver a alegria de manter o emprego, que é o maior patrimônio", afirmou.

Chefiando um Tribunal que se deparou com 305 mil ações trabalhistas em primeiro grau apenas no ano passado, Lorival considera a mediação o futuro da Justiça. "Caminhamos para tentar fazer mais acordos e conciliações antes de entrar com processos".

Refletindo sobre a crise brasileira, o presidente do TRT disse que o problema fez aumentar o número de empresas que descumprem leis trabalhistas. "Agravou bastante essa situação, que se torna cada vez mais difícil e complexa".

Unidade Responsável:
Comunicação Social