Presidente do TRT representa o Tribunal na solenidade de inauguração da nova sede da OAB-Campinas

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Com informações de Miriam Bizarro, da Assessoria de Comunicação da OAB-Campinas

A solenidade de inauguração da nova sede da 3ª Subseção da OAB, na Cidade Judiciária, em Campinas, onde está instalada a maior parte das unidades de 1ª instância da Justiça Estadual na cidade, reuniu na quinta-feira, 17 de setembro, autoridades civis e militares, lideranças da advocacia de todo o Estado de São Paulo e um grande número de advogados da região de Campinas, incluindo os presidentes da OAB-SP, Marcos da Costa, e da OAB-Campinas, Daniel Blikstein. Da Justiça do Trabalho da 15ª Região, participaram do evento os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT-15, Flavio Allegretti de Campos Cooper, que presidiu o Tribunal no biênio 2012-2014, e Ana Paula Pellegrina Lockmann, da 5ª Câmara da Corte e coordenadora nacional do Sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), além dos juízes Ana Cláudia Torres Vianna, diretora do Fórum Trabalhista de Campinas, e Luís Rodrigo Fernandes Braga, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Também compareceram o prefeito da cidade, Jonas Donizette, o presidente da Câmara Municipal, Rafa Zimbaldi, e o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, que representou o governador Geraldo Alckmin. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora-chefe do MPT em Campinas, Catarina von Zuben.

"Esta casa não é só um monte de tijolos, de concreto. Esta casa é um sonho, a realização de muitos presidentes e diretores da OAB-Campinas e de todos aqueles que participaram desde o início dessa trajetória, há quase 20 anos, de mudança da nossa sede para este local", disse Daniel Blikstein. "Não nego o orgulho que tenho de, ao lado do presidente da Subseção, abrir as portas da nossa nova casa em Campinas, para receber os amigos advogados e as autoridades e brindar com eles mais esse avanço", afirmou Marcos da Costa, por sua vez. A Subseção tem hoje em seus quadros um total de 10.756 advogados e 510 estagiários.

Prestação de serviços à categoria

Chamada de "A Casa da Advocacia e Cidadania", a nova sede foi erguida num terreno cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, conforme o Decreto 54.529, de 2009. Com 2.500 metros quadrados de área construída em cinco pavimentos, o prédio é dotado de recursos de sustentabilidade e de acessibilidade, com elevadores e banheiros adaptados em todos os andares. Ele passa a abrigar todos os departamentos da OAB-Campinas que funcionavam na antiga sede, na Avenida Moraes Salles, no Centro da cidade, além do Tribunal de Ética e Disciplina e do núcleo campineiro da Escola Superior de Advocacia (ESA). Também estão disponíveis no local os serviços prestados aos associados pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), como consultórios odontológicos, farmácia e livraria.

A sede inclui ainda dois auditórios, com 50 e 200 lugares, que serão usados em cursos e palestras, além de um lounge, em uma área de cem metros quadrados, para eventos culturais, e estacionamento para 125 carros.

Unidade Responsável:
Comunicação Social