Programa de Preparação para a Aposentadoria contempla nova turma de servidores do TRT-15
Por Laiz Marques
Trinta e sete servidores participam nestas quinta e sexta-feira, 20 e 21 de agosto, da segunda fase do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), promovido pelas Secretarias de Saúde e de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O evento, realizado no Monreale Hotel Classic Campinas, no Centro da cidade, contou com a presença do vice-presidente administrativo do Regional, desembargador Henrique Damiano, da secretária de Saúde, Heloísa Helena Mazon Zakia, do secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, e da secretária administrativa, Adriana Martorano Amaral Corchetti.
O vice-presidente administrativo abriu as atividades reforçando a importância de cada um dos servidores participantes do evento pelos muitos anos dedicados ao Tribunal. O desembargador Damiano observou ainda que, no Chile, os jubilados são chamados de "los héroes", pois "a eles é dada relevância, devido a terem construído um período da história, assim como os servidores do TRT-15".
Logo em seguida, Gustavo Fachim ressaltou a importância de pensar nesse momento da vida que é a proximidade da aposentadoria. "Durante a fase virtual, a primeira fase do programa, nós percebemos que muitos aqui estão com um sentimento de conquista, de missão cumprida, não só com sua vida pessoal, mas também em relação ao Tribunal."
Já a secretária de Saúde lembrou que o PPA começou em 2011 apenas como um projeto, mas que, hoje, está consolidado como um momento necessário de reflexão, troca de vivências e experiências entre os servidores que irão se aposentar.
Programação diversificada
Além da socialização e integração entre os participantes, o evento contou, nesta quinta, com a oficina "Aposentadoria em perspectiva", coordenada pela equipe psicossocial da Secretaria de Saúde, as psicólogas Adelina Maria Pessinatti Ohashi e Francielle Barbosa Prado e os assistentes sociais Gilberto Antonio Semensato, Raquel Lorca Vieira, e Walkíria de Magalhães, e com as palestras "Aspectos administrativos da aposentadoria" e "Aposentadoria: uma oportunidade para a educação financeira", ministradas, respectivamente, pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT, Izabel Cristina Braga Arroyo, e pela analista judiciária Isabel Cristina Andretta Penteado de Moura. A programação do dia foi concluída com o psicodrama "Rito de passagem para aposentadoria: emoções e fantasias", protagonizado pelo psicodramatista Roberto Gandara.
O roteiro da sexta inclui, pela manhã, as palestras "Aposentadoria ativa: revendo conceitos" (equipe psicossocial) e "Ponha mais qualidade na sua vida" (Marcos Pereira Tavares Dorea, médico da Secretaria de Saúde do TRT). À tarde as atividades têm início com uma "roda de conversa", sob a condução da esquipe psicossocial, abordando o tema "Vínculos e interesses na aposentadoria". Para encerrar, a compositora, cantora e violonista Ana Person apresenta uma "vivência músico-motivacional", intitulada "Sutilezas da alma e maturidade".
Para mais fotos acesse: https://www.flickr.com/photos/trt15/sets/72157655192751034/
- 21 visualizações