TRT 15ª é um dos agraciados com o Selo Ouro Justiça em Números, do CNJ

Conteúdo da Notícia

(com informações de Deborah Zampier e Waleiska Fernandes - Agência CNJ de Notícias)

Na terça-feira (24/11), o Conselho Nacional de Justiça concedeu a alguns Tribunais brasileiros o Selo Justiça em Números, dentro da programação do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.

O TRT 15ª foi agraciado na categoria Ouro, juntamente com outras 23 Cortes do país. O prêmio reconhece o nível de excelência na gestão da informação dos Tribunais capazes de extrair dados analíticos de todas as unidades judiciárias em sistemas padronizados de acordo com as regras das Tabelas Processuais Unificadas (Resolução CNJ 46/2007) e do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do CNJ.

O secretário-geral do CNJ, Fabrício Bittecourt, destacou que a grande contribuição do Selo Justiça em Números para a população é o uso dos dados estatísticos como insumo para a gestão judiciária. "Se há dez anos pouco se sabia em termos concretos sobre os reais desafios do Judiciário, hoje é possível identificar e reconhecer os grandes avanços quanto à produção, sistematização e divulgação de dados quantitativos e qualitativos referentes ao Poder Judiciário", salientou.

O Selo Justiça em Números foi criado em outubro de 2013 (Portaria 186/2013, atualizada pela Portaria 125/2015) para fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo referentes ao Relatório Justiça em Números. A concessão da honraria considera o encaminhamento adequado das informações, com atenção aos prazos e à consistência dos dados, assim como o nível de informatização do Tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.

Unidade Responsável:
Comunicação Social