TRT recebe a partir de terça-feira (10/11) obras dos artistas Flavio Bassani, Gustavo Salvatore e Mario Morri

Conteúdo da Notícia

Por Paula Carriel

O Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em Campinas irá receber a partir do dia 10/11, a exposição dos artistas plásticos Flavio Bassani, Gustavo Salvatore e Mario Morri, que vai ilustrar as paredes do 1º andar da sede do Regional até o dia 11 de dezembro. A mostra, que será inaugurada às 17 horas, trará diversos quadros que transmitem, de maneira abstrata, as emoções e sentimentos dos artistas. O horário para visitação é de segunda a sexta, das 12h às 18h.

A curadoria do evento é da desembargadora Maria Madalena de Oliveira, da 5ª Câmara do Regional, e da juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas.

As obras, produzidas com diferentes técnicas, envolvem pinturas, gravuras e desenhos. A série "Contrastes Urbanos" de Flavio Bassani é uma relação do artista com cenas cotidianas de seu dia a dia. "Os trabalhos apresentados são a retomada da minha pintura em tela, frames de registro das cenas urbanas do meu universo".

A exposição "Ensaio Abstrato 2" de Gustavo Salvatore, apresenta um lado mais emocional do artista. "A minha linha pode ser descrita como expressionista emocional e espontânea", complementou. Já Mario Morri expõe desenhos da série denominada "...talvez sim, talvez não...", levantando o questionamento do que é ou não real. "Quem criou quem? A mão de Deus ou do homem? O trabalho começa e termina na dúvida", afirma o artista.

Sobre os artistas

Flavio Bassani participou de diversos salões e coletivas de arte, acumulando 16 prêmios. Entre eles estão a Golden Medal - 1st Exhibition of Brazilian Contemporary Art - Tampa USA 1986, e o Panorama Atual da Arte BR - Museu de Arte Moderna de São Paulo – 1983. Participou ainda de inúmeras exposições, como as coletivas Litographias "100 Gravadores Brasileiros" - FAAP SP – 2004; Gravura em Metal "SP Estampa 2014" - Galeria Pontoart – 2014 e Xilos "SP Estampa 2014 - Livro Tenso" - Ateliê 702 – 2014.

Luiz Salvatore é arquiteto e artista plástico, frequentou o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall, onde foi monitor. Participou entre outras exposições de "Múltiplo Singular" (Ateliê 702/SP Estama 2013), da 1ª Bienal Internacional de Gravura (Santos, 2011) da 7ª Trienal Internacional Miniprint na Finlândia (2010/2011) e da The Américas Biennial Exhibition Archive (Universidade de Iowa. 2010)

O uruguaio Mario Morri viveu no México, onde trabalhou com o professor José Chavez Huacuja e se aperfeiçoou em técnicas de pintura. Nos últimos anos, trabalhou no ateliê de gravura do Museu Lasar Segall em que desenvolveu ténicas de lito e metal.

Unidade Responsável:
Comunicação Social