Acordo de metalúrgicos com a Sogefi garante PLR de R$ 2.500

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Um acordo realizado na tarde desta quarta-feira, 29/6, no TRT-15, pôs fim à greve dos funcionários da Sogefi Filtration do Brasil Ltda, que voltaram ao trabalho no terceiro turno do mesmo dia. A audiência, conduzida pelo desembargador Jorge Luiz Costa, pôs frente a frente representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itatiba.

Pelo acordo, a empresa se comprometeu a pagar em duas parcelas iguais o total do plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 2.500, sendo a primeira já na mesma quarta-feira e a segunda em 30 de janeiro de 2017. O pagamento do PLR deverá ser proporcional ao tempo de serviço de cada trabalhador ativo.

As partes se conciliaram também com relação aos dias de greve. Pelo acordo, haverá compensação dos dias parados, sendo que a paralisação do dia 24/6 será integral (jornada normal); os dias 27 e 28/6 contarão com uma hora em cada turno; e o dia 29/6 será compensado com jornada normal. Os dois dias inteiros, 24 e 29/6, serão compensados nos próximos dias 9 e 16 de julho (dois sábados), sem trabalho, uma vez que os trabalhadores já detêm o crédito de horas de tais dias. As outras duas horas restantes (27 e 28/6) serão compensadas, sendo uma hora por turno. Quanto aos empregados do setor administrativo, a compensação será negociada com o sindicato.

A empresa se comprometeu ainda a manter a estabilidade dos trabalhadores ativos por 45 dias, a partir do retorno às atividades.

Unidade Responsável:
Comunicação Social