Conferência de jurista alemão na ENAMAT teve indicação da desembargadora Tereza Asta

Conteúdo da Notícia

Na tarde desta quarta-feira (28/6), o professor e doutor Robert Alexy, jurista considerado um dos mais influentes filósofos do Direito alemão contemporâneo, visitou a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho- ENAMAT-, no TST, conhecendo as instalações da Escola e proferindo conferência (sobre a teoria da proporcionalidade) para um grande público, que incluía, dentre outros, ministros de Tribunais superiores de Brasília.

 

O visitante foi recebido pela diretora da ENAMAT, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, e a desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, do TRT15, que também participou do encontro, uma vez ter indicado o convidado para que se apresentasse na Escola.

O presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho, anotou que a conferência integrava o calendário comemorativo dos 75 anos da Justiça do Trabalho e de 70 anos do Tribunal superior trabalhista.

A ministra Cristina Peduzzi lembrou que Robert Alexy é um dos principais teóricos da hermenêutica constitucional e dos direitos fundamentais da atualidade; ele é professor titular de Direito Público e Filosofia do Direito na Universidade Kiel, na Alemanha. Alexy concentra sua pesquisa na interface entre o Direito Constitucional e a Filosofia do Direito.

O jurista foi indicado, em 2002, para a Academy of Sciences and Humanities at the University of Göttingen. Em 2010 recebeu a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.

Exposição em São Paulo

 

Apreciadora da teoria de Robert Alexy sobre os direitos fundamentais, a desembargadora Tereza Asta também acompanhou a exposição do referido professor no dia 1º de julho, realizada no Fórum Ruy Barbosa do TRT da 2ª Região, em São Paulo.

Nesta oportunidade, ofertou-lhe um exemplar de seu livro sobre os direitos fundamentais dos motoristas profissionais, que publicou em co-autoria com Daniel Gemignani.

Unidade Responsável:
Comunicação Social