Curso de Desenvolvimento de Gestores da Área Judicial é ministrado a magistrados e servidores em Ribeirão Preto

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior, com informações da Escola Judicial

A Escola Judicial do TRT-15 realizou entre os dias 17 e 21 de outubro, em Ribeirão Preto, o Curso de Desenvolvimento de Gestores da Área Judicial – 1º Grau da Circunscrição de Ribeirão Preto. O curso foi dirigido a diretores de Secretaria de Vara do Trabalho, diretores do Serviço de Distribuição dos Feitos, coordenadores de Postos Avançados e juízes titulares das respectivas unidades.

Dividido em duas turmas, o curso é, na verdade, uma atividade de capacitação prevista na Lei 11.416/2016, no art. 5º, § 3º, e no Programa Permanente de Capacitação de Servidores deste Tribunal, no art. 3º, IV. Por sugestão do diretor da Escola, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, o juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra, do TRT-4 (RS), foi indicado para assumir a coordenação e realização de oficinas em todas as circunscrições do TRT da 15ª Região. O nome do juiz Lontra contou ainda com a indicação de diretores de Secretaria de Vara do Trabalho, de diretores do Serviço de Distribuição dos Feitos, de coordenadores de Postos Avançados, em conjunto com os respectivos magistrados, e se justificou por se tratar de magistrado com experiência na coordenação pedagógica da Escola Judicial do TRT da 4ª Região, que ministra aulas, oficinas e palestras em diversos Tribunais do Trabalho e, ainda, que detém conhecimentos sobre técnicas de dinâmica que viabilizarão o desenvolvimento de atividades práticas, com protagonismo do aluno.

A iniciativa é pioneira e deve ser conduzida por profissional que compreenda as questões funcionais, administrativas e de relacionamento interpessoal que envolvem a relação entre o juiz titular e o diretor de unidade de primeiro grau. A atividade tem por objetivo também promover um alinhamento para que diretor e juiz possam compreender a importância e os bons resultados atingidos pela gestão compartilhada.

O planejamento dessa ação formativa será feito pelo próprio juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra, com base nas premissas e informações fornecidas pela Seção de Formação da Escola Judicial, bem como a partir dos GAP's da gestão por competência a serem trabalhados, tais como relações interpessoais, foco em resultados, comunicação, além das necessidades específicas do TRT-15.

Serão 8 encontros, cada um com 15 horas-aula, nas sedes das circunscrições do TRT-15, ao longo de todo o ano. O evento será desdobrado em dois dias. O primeiro dia terá a participação dos diretores de Secretaria de Vara do Trabalho, de diretores do Serviço de Distribuição dos Feitos e de coordenadores de Postos Avançados, No segundo dia, haverá a participação conjunta dos juízes titulares das respectivas varas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social