Em trabalho conjunto CIC de 1º Grau de Campinas e VT de Araras promovem conciliação em 50% dos processos colocados em pauta

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior, com informações de Flávia Pinaud Mafort, assistente de Juiz do CIC-1 _ Campinas

O Centro Integrado de Conciliação de Primeiro Grau de Campinas (CIC-1) promoveu, entre os dias 30 e 31 de agosto, na Vara do Trabalho de Araras, município localizado na região de Campinas, a Semana de Conciliação, com o objetivo de divulgar a mediação e sensibilizar advogados e usuários da Justiça dos seus benefícios. Os trabalhos foram conduzidos por dois servidores do CIC-1 de Campinas, com o apoio da diretora da VT local, Iara Cristina Gomes, sob a supervisão do juiz titular da Vara de Araras, Júlio César Roda, e contou com outros servidores da VT local e até de cidades próximas. A coordenadora do CIC de 1º Grau da Circunscrição Campinas, juiza Ana Cláudia Torres Vianna, também esteve presente.

Ao todo foram realizadas 73 audiências, nos períodos da manhã e da tarde, com acordo em 39 processos, o que simboliza mais de 50% em percentual de processos conciliados. Em outros processos as partes postularam, ao fim da audiência, a suspensão do feito por curto prazo, para que dessem continuidade às tratativas em virtude da efetiva possibilidade da concretização do acordo.

Nos demais processos, frustrada a conciliação, houve encaminhamento do processo, com homologações de cálculos e demais providências processuais pertinentes à fase da ação.

Os trabalhos do CIC-1 em Araras surtiu bons resultados. A equipe conseguiu, com muito diálogo, num espaço criado especialmente para a conciliação, resolver muitos processos que tramitavam há bastante tempo. A iniciativa rendeu muitos elogios dos advogados que militam na jurisdição.

Suzana Pessotto Bueno Franzini, advogada na cidade, que participou de audiências designadas para a Semana da Conciliação, motivada com o projeto, afirmou que "um acordo é sempre a melhor forma para a solução de um conflito de interesses". Ela também elogiou o pioneirismo e a coragem do TRT-15 nessa empreitada, e concluiu que sentiu de perto "a satisfação das partes em serem muito bem recebidas pelo Judiciário de uma maneira tão aberta e próxima".

Na mesma Semana de Conciliação em Araras, a equipe do CIC-1 também deu início à implantação do projeto "Mídia e Mediação", que possibilita a mediação virtual, na qual o diálogo das partes é travado por mídias acessíveis, principalmente o WhatsApp. Também foram agendadas novas audiências para outubro, agora já com a intenção de aprimorar e ajustar as necessidades da comunidade ararense.

Unidade Responsável:
Comunicação Social