Encontro de Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne cerca de 120 participantes em Indaiatuba

Conteúdo da Notícia

Da Assessoria de Comunicação da Amatra XV

Cerca de 120 participantes, entre magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, professores e alunos das escolas públicas de Indaiatuba (SP), prestigiaram o Encontro para Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado no dia 21 de novembro, na Escola Ambiental Bosque do Saber, naquele município.

Participaram da mesa de abertura o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania e coordenadora do TJC da entidade, juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino, o prefeito em exercício de Indaiatuba, Antonio Carlos Pinheiro, a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do Núcleo de Indaiatuba, Cíntia Biáforo Jyo, a secretária municipal de Educação, professora Rita de Cássia Trasferetti, o professor gestor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) "Professora Áurea Moreira da Costa", João Carlos Nunes Pereira, a professora gestora da Emeb "Professor Leonel José Vitorino Ribeiro", Vânia Accioly Cahet, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (SindiVarejista), Sanae Murayama Saito, e Maria Paula de Castro Santos, que representou o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) de Campinas, Fabio Ravazi Gerlach.

Após a cerimônia de abertura, a professora Rita de Cássia Trasferetti congratulou os alunos pelo empenho aplicado ao longo do ano nas atividades desenvolvidas nas escolas, no âmbito do TJC em Indaiatuba, e pelos trabalhos artísticos que seriam apresentados em seguida.

Já o presidente da Amatra XV parabenizou os estudantes pelos esforços em buscar uma educação para a cidadania e os direitos. Braga também felicitou os alunos por receberem as primeiras noções de direitos sociais e trabalhistas, "que serão fundamentais para a formação de cidadãos conscientes".

O prefeito em exercício de Indaiatuba, por sua vez, salientou o papel de educadores desempenhado pelos magistrados da Justiça do Trabalho, "ao aproximarem-se dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Fundamental".

Logo após a cerimônia, a juíza Adriene, a professora Rita e o prefeito entregaram aos representantes das escolas as placas de participação no TJC.

Em seguida, as escolas iniciaram as suas respectivas apresentações: da Emeb "Professora Áurea Moreira da Costa", um jogral que apresentou alguns dos conceitos de cidadania trabalhados durante o ano com os alunos e um vídeo com momentos articulados em torno dos conceitos de cidadania; da Emeb "Professor Leonel José Vitorino Ribeiro", um jogral protagonizado pelos alunos e que resumiu os conteúdos estudados no TJC, além de um vídeo de agradecimento dos estudantes aos parceiros do Programa. O trabalho incluiu o making off do próprio vídeo.

"Pelos trabalhos que foram apresentados, notamos que os alunos compreenderam muito bem os conteúdos ministrados pelos magistrados da Justiça do Trabalho ao longo do ano. Sem dúvida, superaram qualquer expectativa", afirmou a juíza Adriene.

Unidade Responsável:
Comunicação Social